PIAGET, E O GOLPE DE 2016

PIAGET, E O GOLPE DE 2016.

A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer, e de forma pedagógica este pensamento foi elaborado por Jean Piaget, o fundador da epistemologia genética como teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

O suíço que revolucionou o modo de encarar a pedagogia, em especial ao lidar com a educação de crianças inaugura a era dos estágios de desenvolvimento humano que passa por momentos de assimilação e acomodação.

Qualquer tipo de adaptação do ser humano ao universo da cognição se faz a partir do meio: então o Homo sapiens irá sofrer insights. A assimilação é a capacidade de o indivíduo adquirir sempre novos conhecimentos ao longo de seu ciclo cognoscente. E a Acomodação é o entendimento do conceito de cada objeto ou sujeito. A última sofre a interferência dos pais, na tarefa de elucidar a criança a correlacionar conceitos.

Agora através de analogia iremos comparar o desenvolvimento em fases da teoria piagetiana; com o período de existência do Golpe de 2016 que resultou com o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, e consequente eleição bolsonarista em 28 de outubro de 2018 – o que soma aproximadamente três anos e meio.

Pois é, o período pré-operatório; ocorre dos 02 aos 07 anos - e é precedido pelo período sensório motor (0 a 2 anos). O período sensório-motor inclui: Falta de autonomia; ausência de planos – realmente existe uma dependência extrema entre filho e mãe no decorrer desta fase. (similarmente ao que ocorre entre o governo norte-americano e o governo nacional).

Já quando este infante alcança o pré-operatório, ele já é um egocêntrico, e moralmente não possui a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa (estamos realmente no auge desta fase).

Vale ressaltar que neste momento atual – altamente obscurantista, os autores e coautores do golpe: dentro e fora do palco político partidário parecem altamente egocêntricos com seus brinquedinhos e fraldas.

Talvez os quase cem milhões de brasileiros que não elegeram o barbarismo em 2018, já tenham alcançado o estágio cognitivo denominado OPERAÇÕES FORMAIS; onde já há um pensamento lógico. E isso implica entre outras coisas; em relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses – No entanto, os outros 57 milhões que votaram na atual gestão federal, parecem perdidos em um tempo/espaço que beira a involução da linguagem e do construtivismo do conhecimento.

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 15/08/2019
Código do texto: T6720852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.