O PERNA DE PAU

Assistindo o 3º episódio do filme “Os pilares da terra”, vi uma figura pitoresca de minha infância vivida em Muniz Freire-ES – “o perna de pau”, que saía as ruas de minha cidade natal, anunciando os espetáculos de um circo ou “tourada” qualquer, espetáculo esse que dar-se-ia à noite daquele dia.

A meninada eufórica, corria atrás daquelas “pernas” postiças de madeira ou de bambu, tornando o personagem que se equilibrava nela, um gigante, deixando a criançada maravilhada com tal “figuraça”.

A gente curtia tanto a figura do “perna de pau” que, a maioria das crianças e adolescentes daquela época (década de 60 e 70), também, imitando-o, confeccionávamos os nossos “perna de pau”, para brincar e alegrar as nossas ruas e ambientes!

A rua que mais curtia essa figura lendária e pitoresca, era a “Antônio Bazzarella”. Essa rua é a mesma que sofreu o prolongamento com a “Feniano Mitleg”. (Hoje são as ruas que desembocam na praça principal de Muniz Freire – a Praça “Divino Espírito Santo”).

Atualmente o trânsito daquela rua (prolongada) possui um aumento de fluxo de automotores, tem asfalto, mas lucra com menos crianças para curtir as brincadeiras do passado feliz que a gente vivenciou com o “perna de pau”.

A alegria reinante naquela época, na mencionada rua, não se pode comparar atualmente com o presente, pois o que era lúdico e divertido, no passado, ganhou espaço com a poluição sonora, a limpeza artificial, a solidão forçada e o ambiente lúgubre e tristonho, deixando quase nada para se guardar e recordar, pois as crianças não brincam ali e a figura lendária se foi! Que pena!

Rive (ES), 30 – 06 – 2019

Fernandinho do forum