Cicero, mais de 180 mil cortes de cabelo em 60 anos de profissão

Cícero dos Santos, mais conhecido no Sítio Histórico de Olinda (PE) como "Cícero Barbeiro", estará completando 60 anos de atividade profissional, no próximo dia 28 de outubro. Na última quinta-feira, dia 01 de agosto, o seu Salão Santo Antônio, localizado na Travessa Bartolomeu de Medeiros, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, completou 59 anos de funcionamento.

Ele orgulha-se de, em seis décadas, não ter faltado, sequer, um dia de trabalho, no Salão (no passado chamado de barbearia), que sempre funcionou no bairro do Guadalupe - por 29 anos, nos números 529 e 565 da Avenida da Saudade, e já há 30 anos na Travessa Bartolomeu de Medeiros.

Quantos cortes de cabelo?  E quantas barbas? Ele ri e diz não ser capaz de informar um número preciso. Mas não hesita: "Tenho certeza de que já passam dos 180 mil", afirma sem pestanejar. Mas que cálculo é esse Cícero? Ele explica: "é simples; são 21.900 dias e aproximadamente dez cortes diários". E nos períodos de festas a demanda aumenta. Então faz sentido!

O Salão Santo Antônio funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. As portas só fecham às segundas-feira, quando Cícero se dedica às atividades do seu apiário, na Ilha de Itamaracá (PE). Ele faz questão de dizer que não é "produtor" de mel. "Sou apenas coletor. Quem produz são as abelhas. Faço a extração da cera, do mel e da própolis".  

Maçom e frater Rosacruz (F.R.C.), Cícero dos Santos, 77 anos, foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Terceiro Milênio, no Janga (Paulista), e dirigiu uma das instâncias da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (Amorc), Ordem Iniciática de caráter místico-filosófico.

Grande parte dos que frequentam a barbearia de Cícero querem mais do que o corte do cabelo ou da barba. Vão ali para uma boa conversa, para recordar (ou ouvir) as histórias da Olinda de antigamente (anos de 1960 e 1970); para falar de esoterismo, ocultismo e espiritualismo; para trocar ideias sobre pássaros, plantas e abelhas. Alem de cortar cabelos, Cícero também é bom de papo.