Pais narcisistas:quando os pais são nossos algozes

"Nem todos podem ser órfãos"

Jules Renard

Existem pais maravilhosos, que assim como deram a vida aos filhos, de bom grado dariam suas vidas por eles. Naturalmente, os pais não são perfeitos e cometerão erros. Mas o que ninguém pode negar é que os pais que verdadeiramente amam os seus descendentes farão o que estiver ao seu alcance para que sejam felizes, tenham vidas melhores que as suas e realizem seus sonhos. Porém, também existem os genitores que seria muito melhor que nunca tivessem tido filhos, pois poderíamos dizer qualquer coisa a seu respeito, menos que são bons pais. Não vamos falar de pais que chegam a extremos como matar seus filhos, como Alexandre Nardoni ou muitas dessas mães que jogam filhos no lixo ou preferem ficar com os companheiros a ficar com os filhos. Aqui, falaremos daqueles pais cuja convivência é danosa e mata devagar qualquer relação entre pais e filhos, gerando seres com graves problemas psicológicos e baixa autoestima.

Os pais dos quais se falará neste artigo são os pais narcisistas, que vivem a diminuir seus filhos, sabotar suas tentativas de independência ou de realização no campo sentimental, pessoal e profissional. Parece incrível que haja pais assim, não? Entretanto, eles existem. E não é agradável falar sobre eles, principalmente para os que têm a má sorte de ser seus filhos. Podemos compará-los à madrasta da Branca de Neve, que não admitia que a enteada fosse mais bela que ela. Entretanto, na vida real, isso é mais triste porque se trata de pais biológicos, seres dos quais esperamos amor, compreensão e segurança. Mas isso será algo que nunca receberemos da parte de pais assim.

É muito difícil falar sobre pais e mães incapazes de dar amor mas capazes de destruir a vida dos filhos porque gostamos de idealizar os pais como seres dotados de amor incondicional. Todavia, precisamos admitir que nem todas as pessoas sabem amar e o fato de alguém se unir a outra pessoa e gerar filhos não fará com que esse alguém automaticamente se transforme numa pessoa amorosa e compreensiva, que entenda que ter filhos é fazer sacrifícios, ter trabalho e aprender diariamente a ter paciência, a lidar com pessoas em formação que estão sob sua responsabilidade e a prepará-las para que tenham um futuro feliz.

Infelizmente, o problema dos pais narcisistas ainda não é levado a sério até por educadores e vários profissionais da área da psicologia, embora muitos psicólogos que tratam de pessoas sobreviventes da relação doentia com narcisistas tenham notado em pessoas com complexo de Narciso que elas têm alguns traços psicológicos que também pertencem aos psicopatas e sociopatas. O problema é que, se os pais reclamam que seus filhos são ruins, logo receberão apoios de pessoas que dirão coisas como "É, hoje em dia os filhos são todos uns ingratos. Fazemos tudo por eles e nos mordem assim que podem." Já, quando os filhos reclamam dos maus-tratos psicológicos, o mais provável é que ouçam:"Mas é seu pai, você tem que respeitar"; Sua mãe lhe ama, é porque é o jeito dela"; "Se seu pai é assim com você e não com os outros, é porque ele ama mais você." e "Todos os pais amam os filhos."

Vamos ser realistas. Pais que amam os filhos não irão fazer de tudo para que eles se sintam inúteis. E os pais narcisistas são especialistas nisso. Falam mal dos filhos para as pessoas de fora da casa, reclamando do trabalho e desapontamento que dão, ridicularizam e humilham os filhos na frente de outras pessoas, dizendo que não fazem nada direito, são idiotas, desajeitados, lentos e muitos outros defeitos que devem fazer os filhos pensar que não deveriam existir, pois não passam de fontes de tristeza para os pais. Pais e mães narcisistas ainda são bons em distorcer as verdades. Se você reclamar que eles são injustos e cruéis, farão parecer que o defeito é seu, que eles o tratam assim porque você não presta, levando-lhe a duvidar de sua sanidade mental ou integridade. Eles são ótimos atores, posando como seres exemplares fora do lar. E muitos irão vê-los como sofredores incompreendidos.

Uma mãe narcisista falava da filha(na frente dela) para as vizinhas, dizendo que a menina era lenta demais para aprender Matemática, não sabia arrumar uma cama e era desmazelada com as roupas. Um outro exemplo triste é o de um pai que odiava o fato da filha saber línguas estrangeiras, pois ele não falava nenhuma. Ele chegava a atrapalhar a menina quando ela praticava. Isso mesmo. Pais narcisistas não querem que os filhos sejam melhores que eles. Querem que os filhos sejam uns fracassados para eles poderem diminuí-los. Soa absurdo, não? Absurdo mas real. Um narcisista não quer que ninguém seja melhor que ele em nada. Ele exalta os defeitos e fracassos dos outros, porém subestima seus êxitos e sucessos.

Os pais narcisistas são perversos. Para eles, os filhos devem servi-los. E tudo que os filhos fizerem será pouco. Entretanto, qualquer coisa que fizerem pelos filhos será cobrada de forma descarada. Eles amam poder dizer que os filhos não servem para nada e não passam de pesos em suas vidas. A gente até se pergunta: se uma pessoa dessas vive a reclamar que a vida dela é sacrificada e infeliz por sua causa, por que ela foi casar e/ou ter filhos?

É comum que esses pais perversos escolham um filho para ser o alvo de suas perversidades. Este filho é o bode expiatório. Um bom exemplo de filho bode expiatório é o Poil de Carotte, do romancista francês Jules Renard. Sua mãe, a Sra. Lepic (inspirada na mãe do próprio escritor) apelidou-o de Poil de Carotte (cabelo de cenoura) para zombar de seus cabelos ruivos. Ela era tão malvada que o diminuía na frente dos irmãos e chegava ao ponto de esconder o penico para o filho não ter outra alternativa senão urinar na cama para ela poder humilhá-lo e fazer sopa de fezes para dar ao menino. Um momento altamente dramático desse livro é quando Poil de Carotte, após a mãe ter provocado um desentendimento entre o pai e ele, proclama a frase: "Nem todos podem ser órfãos", mostrando bem o ódio que desenvolveu por ela.

Outra mãe monstruosa, que muitos identificam como narcisista, é a Branca, da novela Por amor, magnificamente interpretada por Suzana Vieira. Enquanto ela maltrata Milena e Leonardo, Marcelo é o filho predileto. Muitos filhos de mães narcisistas disseram que a novela não exagera na caracterização da personagem, que maltrata principalmente o Leonardo, que é o bode expiatório. Vale salientar que o filho predileto é aquele com o qual o genitor narcisista se vê como um espelho.

Pais narcisistas promovem discórdia entre os membros da família, especialmente os irmãos. Eles também querem que todos se adaptem a eles, como se seus gostos fossem ordens sagradas. Só eles são bons, capazes, inteligentes e merecem aplausos. A convivência com eles é insuportável. A coisa mais insignificante que fazem é enaltecida como se fosse um ato grandioso e mesmo o sucesso dos filhos não merece crédito. Podemos ver bem que narcisistas só casam com pessoas a quem possam chamar de inferiores, porque apenas assim elas poderão se sentir "por cima". Ter filhos fracassados ou cônjuges medíocres é uma boa oportunidade para eles poderem dizer que eles, com tantas qualidades, estão cercados de incompetentes idiotas que só lhes fazem passar desgosto e vergonha. O pai narcisista de uma moça dizia que ela era incapaz de fazer amigos e, em cinco anos de faculdade, só arrumara como amigo um pirado igual a ela. Essa moça disse várias vezes que, desde pequena, o pai adorava chamá-la de tudo que era feio, desajeitado e dizer aos amigos de fora como ela era burra e lerda. Ele a apelidava de Madame Min, Minnie Ranheta*, chamava-a de "nega anormal", por ser a mais morena dos filhos, falava que não havia bruxa mais feia do que ela e que morria de pena dela, que não sabia botar água num copo e era uma lástima. Para completar, ele só a chamava de "governanta" e "secretária" da casa.

Para esses filhos, a convivência com tais pais é danosa. É frequente que ouçam como consolo frases de efeito como: "é assim mesmo, tenha paciência." Acontece que, quando vemos que há pais amorosos e que tratam os filhos com tanto carinho, concluímos que não é assim mesmo. É errado e ou saímos de junto desses pais ou eles nos destruirão por dentro. Para eles, nossa felicidade não é importante.

*personagem nariguda e rabugenta do desenho do Pica pau.