PARA SER FELIZ
Prólogo
Muito papel e tinta, lápis e canetas, pensamentos, palavras, escritos simples e complexos... Tudo isso e muito mais foi usado por eminentes filósofos, psicólogos, religiosos, escritores, cientistas, poetas e outros pensadores tentando explicar a palavra FELICIDADE. Há definições excepcionalmente belas como as duas que abaixo transcrevo:
“A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.”. – (Enciclopédia Wikipédia).
“A verdadeira felicidade reside no ser possuidor dos tesouros: Saúde, bem-estar, paz interior, dinheiro e privacidade. – (Zé Preto – O Poeta das Ilusões).
A CAÇA AO TESOURO
A complexidade da palavra FELICIDADE é tão forte que a Universidade de Oxford criou um questionário para medir, através de vários métodos e instrumentos, o nível de felicidade das pessoas. Eles acreditam que para medir a felicidade, é necessário avaliar fatores físicos e psicológicos, renda, idade, preferências religiosas, políticas, estado civil e outros.
Não querendo ficar fora dessa empreitada procurei o Poeta das Ilusões conhecido por "Zé Preto". Minha busca foi sofrida porque eu estava procurando por um possível intelectual pensador, talvez um filósofo, quem sabe um escritor? Ninguém o conhecia e tampouco sabia seu verdadeiro nome. A alcunha “Zé Preto” era um verdadeiro mistério.
O parágrafo que eu transcrevi sobre a FELICIDADE, no prólogo deste texto, eu copiei de um quadro na parede de um restaurante. Voltei àquela casa de refeições e conversei com um garçom que se encontrava no local e ele me disse que o senhor Henrique tinha esse apelido, mas era um homem simples e até considerado entre os empregados como sendo meio aluado porque eventualmente era surpreendido falando sozinho e com um ar misterioso de riso.
Detalhe: O tal senhor Henrique era um dos cinco donos do restaurante.
OS CINCO PROPRIETÁRIOS
Economista, engenheiro civil, médico, advogado e comerciante de materiais de construção. Essas eram as atividades principais dos cinco proprietários do restaurante. O arguto leitor ficará surpreso com essa informação.
O senhor Henrique (“Zé Preto”) era apenas o churrasqueiro que se transformou em administrador e economista do negócio sem ao menos saber quem é considerado o pai da economia moderna. (O autor da festejada obra "A Riqueza das Nações", Adam Smith, é considerado o pai da economia moderna. – (N. do A.)).
Na Sociedade em Conta de Participação (Essa é a sociedade a qual pertence “ZÉ Preto”) a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome e sob sua exclusiva responsabilidade, participando os sócios participantes dos resultados correspondentes.
“Zé Preto” é um dos quatro sócios participantes (Oculto; desempenha o papel de prestador de capital, com direito a lucro se houver.). O comerciante de materiais de construção é o sócio ostensivo (Aparente; atuante; entra com trabalho obriga-se perante terceiros.).
Foi por ter escrito "PARA SER FELIZ", texto ambíguo, esse poema que admite interpretações diversas, que o senhor Henrique (“Zé Preto”) foi convidado para fazer parte da Sociedade em Conta de Participação com um capital inicial de apenas R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) economizados com muito trabalho, sacrifício e dedicação pelo mundo afora.
Na virada do ano de 2018 (31/Dez) para o atual ano de 2019 foi oferecido ao Poeta das Ilusões o triplo do valor de sua cota inicial (13/04/2016 – Data de admissão na Sociedade em Conta de Participação) em “cash” (Dinheiro em espécie; dinheiro vivo.).
Claro que "Zé Preto" apenas riu de forma enigmática e disse entredentes: “Não preciso desse dinheiro PARA SER FELIZ.”.
PARA SER FELIZ
As neuroses da sua família não precisam ser suas preocupações.
Não esqueça que somos nós que escolhemos o peso da cruz ou "mala sem alça" que queremos carregar.
Ser triste, infeliz e incapaz de superar as derrotas indesejadas também é opção de cada um.
Mas se sua força de vontade e determinação forem mais fortes do que sua habilidade você será o vencedor porque se libertará dos seus medos, demônios, anseios e ilusões.
CONCLUSÃO
Entenda de uma vez por todas: Os problemas arrastados por sua família não precisam ser seus... Conquiste sua privacidade. Para ser feliz: Liberte-se!
Assina: Zé Preto (O poeta das ilusões).
Enfim, acabou-se o mistério! Agora todos nós sabemos quem é o Poeta das Ilusões, seu verdadeiro nome, uma de suas atividades profissionais e, principalmente, sua filosofia e modo de vida PARA SER FELIZ.