AA – TROCA DE FICHAS

Por ocasião do encontro festivo de troca de fichas (2 e 22 anos) de dois companheiros de AA, tive oportunidade de ir a cabeceira de mesa e falar o que transcrevo abaixo.

Bom dia, amigos. Hoje é um dia festivo, é dia de aniversário e gostaria de dar um toque sobre essa questão de aniversários. Isso significa um ano, que corresponde ao giro que a Terra faz ao redor do sol voltando a posição inicial e começar um novo ciclo. Isso marca o tempo, e o tempo significa evolução, o tempo que Deus nos dá para crescermos em direção a Ele. Assim nós evoluímos da condição de animal até a condição de anjo, adquirindo experiências, superando dificuldades. Este é o projeto de Deus para conosco, suas criaturas. Mas, tem as forças contrárias que tentam interromper essa trajetória, as forças do demônio que está ali querendo atrapalhar os projetos de Deus através de nós. Daí se forma uma batalha espiritual que nós convivemos com ela até hoje.

Deus mandou o Seu filho mais evoluído, Jesus Cristo, há 2.000 anos, para nos mostrar o caminho... o caminho, a verdade e a vida. Mas, existe a pedra no caminho.

Como se dá essa evolução no contexto do ser humano? Contamos os aniversários a partir da nossa própria vida. Calculamos isso após os nove meses de gestação. Entramos na luz, nascemos, marca o aniversário da nossa vida. Aí vem o casamento, aniversários de casamento; vem trabalho, contagem do tempo de serviço até a aposentadoria; vem os filhos, e tudo isso está marcando o tempo com os aniversários de fatos importantes de nossa vida. De repente, tem a pedra no caminho: o álcool. Faz com que a gente desvie dessa rota natural que Deus nos deu e caiamos na berlinda, nas calçadas, nas praças, canteiros, perca a dignidade, família, trabalho... a própria vida!

Deus não deseja que essa estratégia do demônio prospere e acabe com a sua criatura, com a pessoa humana que vinha em sua direção. Então, o que Deus fez? Qual foi a fórmula encontrada para essa pedra sair do caminho? Colocou duas pessoas, Bill e Bob, alcoólicos, americanos, para conversarem sobre seus problemas, em Ohio, Estados Unidos. Esses dois alcoólicos que até aquele momento não encontravam solução para seus problemas com o álcool, de repente perceberam que não sofriam a compulsão de ir em busca do álcool durante a conversa. Surgiu uma força associada ao poder de Deus, o Poder Superior, em junho de 1935. Portanto, completa neste mês, 84 anos.

Daí se espalhou pelo mundo essa tradição dos 12 passos, das 12 tradições, dos 12 conceitos, e chegou no Brasil em setembro de 1947. Em setembro deste ano completará 72 anos de AA no Brasil. Percebamos um detalhe: AA foi criado em 1935 antes da Segunda Guerra Mundial e chegou ao Brasil em 1947, após o seu término. Será que tem algo a ver com a proposta espiritual do Brasil se tornar o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho, após as grandes potencias terem gasto tanto vigor material e espiritual?

Aqui em Ceará Mirim o AA chegou em abril de 1983, portanto, completou 36 anos em abril próximo passado. Então, essa marcação do tempo serve para todos, indivíduos e instituições. Eu não sou alcoólico, mas tenho minha marcação do tempo junto com AA. Terminei minha graduação médica no UFRN e fiz mestrado e doutorado pela Escola Paulista de Medicina (EPM), atualmente Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Sou doutor em Psicofarmacologia e Psiquiatra. Conclui os cursos em 1985 e comecei a clinicar. Apesar da minha importante formação, baseada na ciência farmacológica, eu não conseguia curar os alcoólicos, uma doença aparentemente mais simples, pois quando o doente não estava alcoolizado, aparentava ser uma pessoa normal. O medicamento que eu estava tão capacitado para prescrever ou o hospital para internar, não conseguia chegar na mente do alcoólico e retirar a compulsão pelo desejo de voltar a beber. Mesmo usando medicação, mesmo tendo acabado de sair da hospitalização, esses doentes voltavam a beber e me deixavam frustrado. Apesar, tantos anos de estudo para nada? Foi aí, nessa época, em 1985, há 34 anos que eu conheci o AA. Percebi que os alcoólicos que frequentavam as reuniões, que cumprem sua programação, permaneciam sem beber durante anos. Percebi que essa irmandade poderia me ajudar e muito no tratamento dos meus pacientes. Percebi que eu precisava também de AA, mesmo não sendo alcoólico, mas que eu poderia ajudar meus pacientes alcoólicos fazendo essa parceria com a irmandade, fazendo também a sintonia com o Poder Superior. Levantei minha mão pedindo ajuda e AA me acolheu e por isso estou hoje, aqui, com vocês, neste momento festivo no qual também me sinto incorporado.

Meus parabéns aos dois companheiros que trocam as fichas que sinalizam mais um ano dentro da irmandade, dentro da vida real que Deus nos deu. Meus parabéns para o AA mundial que também conclui mais um ano de existência neste mês.