DEMAIS OU DE MAIS? HÁ DIFERENÇA?

Prólogo

O tema deste escrito está fartamente explicado nos blogs e web de uma forma geral por muitos estudiosos, gramáticos, professores e até por incipientes autodidatas e curiosos iguais a mim. Espero que os diletos leitores e leitoras prestem atenção a este exemplo abaixo:

Hoje, 30/03/2019, véspera de uma memorável data para nós patriotas e pessoas de bem comprometidas com a "ORDEM E O PROGRESSO" de nossa briosa nação, na avenida Juscelino Kubitschek, sito no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, PB, resolvi caminhar.

Caminhei DEMAIS (advérbio de intensidade) e fiquei cansado, sedento e faminto. Por conta desse excesso resolvi fazer um lanche antes do almoço. Comi e bebi DE MAIS (locução adverbial que exprime quantidade). Belo e significativo exemplo para mostrar as diferenças entre 'DEMAIS' E 'DE MAIS'. Concorda? Posso resumir:

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”);

“De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

AS DIFICULDADES DO NOSSO IDIOMA PÁTRIO

Uma das maiores dificuldades no uso de ‘demais’ é a confusão frequentemente realizada com ‘de mais’. Em meus insulsos escritos eu tento reacender a chama da curiosidade; incentivo à pesquisa, à leitura e a sair da zona de conforto provocada pela acomodação. Ora, quando fizerem a leitura de um livro, revista, outros textos quaisquer... Façam igual a mim: Eu tenho sempre um bom dicionário por perto!

É claro que nem todas as pessoas estão interessados nessas diferenças, isto é, no uso correto das palavras contidas num contexto. Creio que pouquíssimos ouvintes perceberam que na música “Só Você” cantada por Fábio Júnior há um erro crasso, entre outros na música supra, na segunda estrofe do verso que diz:

“Meu pensamento voa

De encontro (SIC) ao teu

Será que é sonho meu?”

Ora, entrar é diferente de sair, subir é o contrário de descer. Portanto, posso afirmar que “De encontro” é diferente de “Ao encontro”! “Ao encontro de”: Tem significado de “estar de acordo com”, “em direção a”, “favorável a”, “para junto de”.

Já “De encontro a”: Tem significado de “contra”, “em oposição a”, “para chocar-se com”. Exemplos: O carro foi violentamente de encontro ao poste. Meu pensamento foi, vai ou irá ao encontro do seu (teu) pensamento.

Será que o cantor, compositor e ator brasileiro Fábio Corrêa Ayrosa Galvão (Fábio Jr.) quando canta a música “Só Você” queria que o pensamento dele estivesse em oposição aos pensamentos da amada? Não creio! Nem a famosa, bem-vinda e tão em moda licença poética aceita essa interpretação esconsa, essa deformidade, aberração ou teratologia gramatical.

CONCLUSÃO

‘Demais’ e ‘de mais’ existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser utilizadas para expressar significados diferentes.

É bom se acautelar no uso dessas expressões para não confundirem, como eventualmente quase todos (não sou exceção): Estudantes, estagiários, néscios e intelectuais confundem, “alhos” com “bugalhos”, "onde" e "aonde" e até "ao invés de" com "em vez de".

Detalhe: O dicionário Priberam diz que “Bugalho é excrescência do carvalho causada pela ação de certos insetos, da qual se extrai ácido gálico”. O Aurélio explica que bugalho é: "galha arredondada ou coroada de tubérculos que se forma nos carvalhos". Diz ainda que bugalho é o globo ocular.

Portanto, bem parecido ou similar a uma “cabeça” de alho! No popular, bugalhos são bolotas existentes no carvalho, brancas e mais ou menos redondas como os alhos. Observem e aprendam como um dia aprendi: A expressão "olhos esbugalhados" significa olhos bem abertos e brancos como bugalhos ou alhos. Mas insisto: Não confundam “alhos com bugalhos”!

RESUMO DA CONCLUSÃO

DEMAIS

Significa “excessivamente”; é, portanto, um advérbio de intensidade e pode modificar o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Observe os exemplos:

1. Andei demais, isto é, minha caminhada foi intensa.

2. Luzia estudou demais para o concurso.

3. Analu é estudiosa demais.

4. Henrique e Ione moram longe demais do Centro Comercial de Copacabana.

DE MAIS

Opõe-se à "de menos"! É uma locução adjetiva e está ligado a um substantivo. Significa “a mais”, “além do ideal”, “anormal”, “estranho”. Confira os exemplos:

1. Hoje é sexta-feira. Por isso havia gente de mais no Banco do Brasil.

2. Depois do jogo, havia gente de mais na rua e transporte de menos.

3. Pedro Henrique não falou nada de mais!

4. Na festa do Rei Arthur havia comida de mais.