TEMPO É OURO?
Prólogo
Sucesso é a ausência de insatisfação. Quando não se está feliz ou satisfeito (a), até mesmo as conquistas parecem um fardo, os abraços mais calorosos nos sufocam causando aflição e os beijos apaixonados nos alertam sobre uma possível medonha traição.
O (A) leitor (a) amigo (a) está com algum problema? Não se preocupe... Acredite nesta verdade: Tudo passa e igual aos ventos, brisas ou furacões não sabemos aonde vamos e tampouco onde poderemos chegar. Não se esqueça jamais: "O mundo dá muitas voltas".
GERENCIAR O TEMPO É A MELHOR OPÇÃO
Isso mesmo! Precisamos gerenciar bem nosso tempo simplesmente porque não sabemos aonde vamos e onde poderemos chegar. Talvez não possamos atingir nossos objetivos, realizar nossos sonhos, nem chegar a lugar nenhum, mas é certo que voltaremos mais fortes ou suaves como os ventos ou furacões, às vezes, ao mesmo lugar.
O sofrimento, o prazer, as alegrias, as tristezas e as frustrações alternam-se em volta das pessoas pelos mesmos motivos. As suas escolhas pelo uso do livre-arbítrio!
Passam-se anos, meses, horas ou segundos, e aquilo que nos deu muitas alegrias, vontade de viver, acme do êxtase e sensação de bem-estar torna-se a razão de angústias, ressentimentos e lágrimas. A verdade é que isto ainda é incompreensível. Não compreendemos o tempo, se curto ou longo, da necessária evolução.
Depois de lerem este escrito espero que meus notáveis e briosos leitores possam compreender a minha resposta ao tema: TEMPO É OURO?
MINHA RESPOSTA AO TEMA: TEMPO É OURO?
Depende. Nem sempre isso é verdade! Nos mausoléus e cemitérios de todas as cidades do planeta Terra há milhares de milhões de corpos inertes, com excesso de tempo, mas improdutivos pela obviedade dos seus estados biológicos. Claro que há também as improficientes criaturas, mortos-vivos que agem como se ainda estivessem vivos, podendo se mover, ter percepção ou mesmo consciência.
O TEMPO E O LIVRE-ARBÍTRIO
A maioria das pessoas, em todas nações, diz: "Meu tempo é ouro". Embasados nesse refrão utilizam seus preciosos tempos segundo suas escolhas e/ou livre-arbítrio sem ao menos tentar conseguir um momento sequer para perguntar ao seu semelhante: "Como vai você?".
O nobilíssimo leitor (a) percebeu que há um novo vizinho? Se você reside em uma casa, apartamento, fazenda ou sítio não se isole! Procure seu novo ou mais antigo vizinho não apenas para dar as boas vindas àquele e ser cortês com este, mas também para se colocar a disposição para quaisquer situações emergenciais ou não.
Isto tem um nome: Urbanidade, deferência ou cortesia! Quem não aprecia um gesto de educação? Todos apreciamos um gesto de solicitude, gentileza e/ou prestimosidade. Gostamos sobremaneira de nos sentirmos queridos e bem-vindos.
CONCLUSÃO
Você vê, mas talvez não esteja enxergando! Passe a enxergar o seu tempo como seu ouro, o seu tesouro, outra preciosidade qualquer e assim tenho certeza que irá utilizá-lo melhor. E quando a tristeza ou solidão sorrateira bater na sua porta não se reprima! Abra a porta de sua casa e com um sorriso perfumado e esplendoroso, excedendo em simpatia, diga solícito:
Desculpe-me, mas hoje a felicidade chegou primeiro com um conselho simples, mas muito proficiente e de fácil compreensão. Ela me disse para eu conseguir tempo para abraçar minha família, meus amigos, meus vizinhos e até os indiferentes à sublimidade da comunicação.