O FENÔMENO DO "TRIBALISMO TÓXICO".
Em essência, tribalismo tóxico é uma lealdade cognoscitivas ancoradas em pseudo-argumentos a um movimento social ou tribo ideológica, ao ponto de o dogma e a disfunção se tornarem o padrão da diretriz de pensamento.
Uma das características de uma pessoa que pertence ao "tribalismo Toxico" é a capacidade de rotular pensamentos divergentes ao da tribo como sendo "estupido", racista, demoníaco, fascista, escória, atrasado, ou reacionário. Estes indivíduos também se comportam como os detentores de toda verdade, e mesmo com as evidencias expostas a sua frente que lhes contradizem, eles sempre formulam explicações alternativas que possam dá suporte aos dogmas ou verdades da sua tribo a qual pertencem.
O Tribalismo Tóxico lança explicações para fenômenos diversos da atualidade, um deles é o dos terraplanistas e sua defesa de uma conspiração das maiores agencias espaciais como a NASA etc. Os adeptos tendem a defender seus argumentos mesmo existindo milhares de falhas, a explicação é a necessidade de pertencimento a uma nova revelação ou conhecimento que os façam se sentir incluído em uma tribo ou grupo de conhecimento privilegiado.
Isso também se aplica aos Petistas e socialistas, que mesmo com milhares de denúncias de roubos e assaltos a nossa nação ainda tendem a pedir o Lula Livre e a volta do socialismo de governo, não enxergando que em lugar algum do planeta tal diretriz econômica e politica funcionou e mesmo vivenciando a crise na Venezuela, a queda dos regimes esquerdistas como o de Cuba, a transição do comunismo chinês para uma abertura de capital de mercado que está levando aos analistas a afirmarem que a China será a próxima potência mundial.
Não significa com isso que os direitistas estão isentos dessa "doença", não estão, o fenomeno Bolsonaro que por via de regra foi mal compreendido por muitos, evidenciando uma onda "messianica", "um Jesus Cristo particular", e sabemos pela história que os movimentos messianicos tendem ao fracasso. Queremos sim que tudo dê certo, mas não se pode colocar toda uma confiança em um governo.
O "Tribalismo Tóxico" é um conceito relativamente novo que ajuda a explicar o porquê pessoas inteligente e ate intelectuais se engajam em lutas e temas duvidosos e sem sentido prático e de defesa, tipo os terraplanistas e os comunistas das universidades, etc.
O ser humano tem uma necessidade extrema de pertencimento e de partidarismos ou revanchismos... Na defesa do contraditório forjam até falsos argumentos que eles mesmos começam a acreditar. Ai surgem Socialistas versos Capitalistas, Ateus versos Crentes, Feministas versos Homens, Negros versos Brancos, DC Comics versos Marvel, etc.
É sabido que, essa nova onda de defesa da "terra plana" com argumentos psudocientíficos foi um experimento que um grupo de psicólogos canadenses elaboraram para ver o grau de paixões dos religiosos e simpatizantes ao tema “Terra plana”, eles fundamentaram argumentos científicos que corroborariam coma bíblia e disseminaram em grupos diversos, frutificando em grupos religiosos de tradição teológica, professores universitários e até em grupos ateístas.
O experimento verificaria qual seria a reação e o grau de fanatismo que atestariam uma espécie de "defesa tribal" dentro das comunidades, mesmo indo contra todas as possibilidades de lógica. O motor usado para da propulsão e confiabilidade ao tema foi o argumento da "conspiração governamental", onde todos os governos e paises que tem agências espaciais gastariam rios de dinheiros para esconder que a terra é plana, só não se sabe objetivamente o porquê de tantos esforços, já que ninguém perder a fé ou deixa de acreditar em Deus com a terra esférica.
Esta falta de objetivos práticos para esconde uma monumental conspiração mundial e que não causa a menor reflexão para os que acreditam na Terra Plana é um dos fatores que atestam o tribalismo tóxico; Se define como uma vontade de pertencer a um grupo privilergiado de conhecimentos onde se sabe os segredos ocultos do mundo e onde o "querer que algo seja" ultrapassa a razão da analise objetiva e séria.
A existência de pessoas não religiosas com grau de estudos elevados que defendem esta nova roupagem da teoria da “Terra plana” surpreendeu os cientistas. O que levou a pessoas menos instruídas a aderiram a essa “crença”, uns por que olha e ver pessoas formadas e professores americanos de universidades importantes defendendo, e outras levadas pela pseudociência que está por trás de tudo isso.
A maioria é levada automaticamente acreditar, "porque tem alguém inteligente acreditando também". São por essência, “Maria vai com as outras”, assim acontece com os diretistas, assim acontece com os socialistas.