CARTA ABERTA PARA UM ECLÉTICO PROFESSOR

Prólogo

Quem é criativo valoriza suas próprias ideias sem se importar com a opinião dos outros! A resolução de um problema, seja ele qual for (Física, Química, Matemática, Geometria, Biologia, Lógica Etc.) está intrinsicamente atrelado à compreensão do que se pede e dos elementos (variantes) fornecidos.

Talvez este texto seja um paradoxo (sem nexo), algo incompreensível. Todavia vou arriscar tentando explicar com palavras simples o significado ou compreensão do termo criatividade.

A criatividade caminha lado a lado com o erro ou desacerto, por isso o fato de errar não deve ser tão frustrante ou desanimador, pois com o erro se aprende e errando conquistamos sabedoria que é capaz de tornar um autodidata, uma pessoa simples, um medíocre de meia-tigela, em um vencedor ou criativo brilhante escritor.

MOTIVADO A ESCREVER

Na data de hoje (04/03/2019 – 04h:15min) eu já estava de pé. Meu fiel parceiro nas caminhadas matutinas estava impaciente e ameaçava acordar toda a vizinhança com seus latidos vigorosos. A chuva pertinaz não dava trégua, mas entre ficar encharcado e fazer ouvidos moucos para não atender o Hulk resolvi sair de meu conforto para abraçar o cachorro mais pontual do bairro do Cruzeiro.

Antes do tempo normalmente dedicado ao passeio – algo em torno de 20 minutos – voltei ensopado, mas contente por ter recebido do amigo Hulk o mais gratificante dos agradecimentos em forma de um grunhido, enquanto ele se enroscava por entre minhas pernas, que parecia dizer: “Obrigado pela dejeção e micção ansiadas”.

CHECANDO MINHAS MENSAGENS

Como faço três vezes ao dia resolvi checar meus e-mails. Qual não foi minha surpresa ao abrir a caixa de entrada de correspondências e me deparar, entre as demais mensagens, com uma “carta aberta para um eclético professor”. Esse foi o cabeçalho do escrito de uma leitora que se dizia admiradora e aluna desde os primeiros textos meus escritos com ares professorais.

TRANSCRIÇÃO DA CARTA ABERTA DIRIGIDA A MIM

“Prezado professor Wilson: Boa noite! Meu nome é Ana Carol, sou casada com um homem, igual ao senhor, muito simples e inteligente. Sou estudante de Ciências Contábeis porque sempre quis me capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma ou mais de uma instituição. Depois de me graduar acredito e vou me esforçar para ser capaz de orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil. É claro que no momento o importante mesmo é comentar um dos seus últimos brilhantes textos cujo tema é: “REMINISCÊNCIAS PARA MIM MESMO”.

“Amei esse texto porque acho que percebi a sutileza do seu propósito. E qual seria esse seu propósito? Não poderia ser outro senão mostrar o quanto nós estudantes precisamos estudar para superar não apenas as nossas limitações, mas sobretudo as deficiências dos professores nas escolas, colégios e faculdades no atual ensino praticado no Brasil. Em seu texto o senhor dá uma verdadeira aula de Filosofia, Matemática, Geometria, Português, Fraternidade, Gratidão, Amor, Poesia e Paixão (Quando se referiu a personagem Luzia)”.

“Mostrei seu texto para meu marido e ele aplaudiu o problema que o senhor disse ter resolvido há meio século, isto é, no ano de 1969! Como nem eu nem meu marido não soubemos resolvê-lo levei o enunciado “Responda em milésimos: Qual o suplemento do complemento do ângulo de 37º Graus?” ao conhecimento de amigos e amigas”.

“Alegre-se com a informação que ora feliz e orgulhosa lhe presto: Entrei em contato pelo Zap com amigas e amigos da faculdade onde estudo, mas ninguém de minha classe conseguiu resolver mesmo eu oferecendo R$ 100,00 (Cem reais) para quem me apresentasse a solução”.

“Ansiosa, envie-lhe um e-mail (Se tivesse seu telefone teria telefonado) para saber a resposta do enigma e o senhor me respondeu no mesmo dia dando um “banho” de metodologia e formação cultural primorosa. Eis a solução de um problema simples de geometria plana (matéria do primeiro grau do ensino médio)”:

“Complemento de um ângulo – É o que falta para completar 90º Graus”.

“Suplemento de um ângulo – É o que falta para completar 180º Graus”.

“Replemento de um ângulo – É o que falta para completar 360º Graus”.

“360º Graus equivalem a 6400 Milésimos”.

“Responda em milésimos: Qual o suplemento do complemento do ângulo de 37º Graus?”.

Calculando o complemento do ângulo de 37º Graus: 90º – 37º = 53º Graus.

Calculando o suplemento de 53º Graus: 180º - 53º = 127º Graus.

Transformando Graus em Milésimos: Utilizamos a regra de três simples.

360º ----------- 6400 Milésimos

1º --------------- X Milésimos

1º X 6400 / 360º = 17,777... Milésimos – 1º Grau equivale a aproximadamente 17,777... Milésimos. Portanto, 127º Graus equivalem a aproximadamente 17,777... X 127º = 2557,777... Milésimos.

RESPOSTA À PERGUNTA: “Responda em milésimos: Qual o suplemento do complemento do ângulo de 37º Graus?”.

Aproximadamente 2557,777... Milésimos é o suplemento do complemento de um ângulo de 37º Graus.

“Agradeço ao senhor pela pronta resposta e pela consideração a uma aluna de um curso totalmente diferente de suas melhores qualificações. Solicito publicar ESTA CARTA ABERTA no Recanto das Letras porque tenho a absoluta certeza de que centenas de milhares de estudantes de meu nível também não sabem resolver seu enigma que, depois da solução parece ser extremamente simples”.

“O problema maior, creio, está em não se saber o que é: Complemento, Suplemento e Replemento de um ângulo. Agora eu sei! O senhor me ensinou com educação, paciência e melhor ainda: comprovou que hoje tudo é mais fácil pelo uso indiscriminado de celulares, calculadoras, tabelas prontas e réguas de cálculo”.

“Agora posso confessar! Antes eu tinha receio (vergonha por medo de errar no português) de comentar seus textos. Igual aos seus milhares de leitores, creio que apenas eles copiam o que recebem e replicam mensagens bobas (amojis) de “bom dia”, “boa tarde” e “boa” noite”; "santinhos", "florezinhas", "palminhas", “carinhas risonhas”, “dedinhos polegares para cima” e tantas outras infantilidades, manifestações de emoções, sentimentos, muito usadas em aplicativos ou em conversas informais”.

“Antes eu nem checava a fonte emissora de uma mensagem ou notícia que recebia e já compartilhava com os amigos e amigas. Não faço mais isso. O senhor me libertou! O senhor me ensinou com o seu mais recente texto: “... só quem cai aprende a se levantar e quem conhece a derrota será capaz de melhor valorizar a VITÓRIA”. Eternamente agradecida: Ass. Ana Carol”. – (SIC).

CONCLUSÃO

METODOLOGIA E FORMAÇÃO CULTURAL PRIMOROSA

O milésimo foi desenvolvido essencialmente para usos em artilharia no período anterior aos modernos computadores de tiro, quando era necessário obter rapidamente ângulos e distâncias através de formas de cálculo simplificadas compatíveis com as necessidades de uma força militar em campanha.

A unidade foi adotada pelos militares que, para simplificar os cálculos convencionaram utilizar o denominador 6400 em vez dos originais 6283. Esta aproximação visou facilitar a conversão das medidas feitas para uma aproximação da distância, dado que a tangente de um milésimo é muito próxima do número 0,001 o que facilita os cálculos expeditos de estimativa de distâncias.

Quando utilizada a base 1/6400, a circunferência, em milésimos, fica dividida em quatro quadrantes pelos números notáveis: 0, 1600, 3200, 4800 e 6400 que correspondem aos ângulos em graus: 0º, 90º, 180º, 270º e 360º Graus respectivamente. Contudo, não é universal a utilização da base 6400, pelos Grupos de Artilharia de diferentes países.

O propósito deste escrito, creio, foi atingido ao publicar a CARTA ABERTA que me foi dirigida. Portanto, não tergiversarei sobre a complexidade e diversidade dessas medidas para não enfadar meus inúmeros leitores já tão ressacados pelos festejos momescos deste fatídico e inesquecível ano de 2019 pelos excessos de desgraças socioeconômicas.