A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e sua importancia!
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil S.A., nasceu da necessidade de integrar o Brasil a Região Oeste, facilitar as comunicações e propiciar transporte de alimentos, maquinas, combustíveis e passageiros.
O Projeto inicial objetivava que a ferrovia sairia de Bauru-SP a Cuiabá no MT , mais tarde visualizando a necessidade de integração com os povos latinos e , principalmente a Bolivia e o Paraguai, o destino definido passou a ser Corumbá no Coração do Pantanal.
Campo tornou-se a cidade que é, linda e pujante através da Noroeste do Brasil, e pelos trens chegaram os primeiros imigrantes Árabes, italianos, espanhóis, franceses e de outros países...
A Construção das Pontes sobre o Rio Paraná e posteriormente a fantástica ponte ferroviária o Pantanal em Porto Esperança, que nos anos 40/50 esteve entre as três maiores obras ferroviárias do Planeta é uma verdadeira homenagem a Engenharia, o patriotismo, a força dos trabalhadores e , até os nossos dias ela é capaz de permitir a passagens de enormes composições e composições tracionadas Tripléx.
A retirada do Trem do Pantanal , sucateamento da Noroeste do Brasil e as demissões em massa com a trágica privatização da ferrovia, nos governos Collor e FHC, foram um dos maiores erros políticos e administrativos do Brasil. No mundo todo os países que se desenvolveram tem na ferrovia sua principal base de transportes de cargas e pessoas.
Para o Estado de Mato Grosso do Sul. avançar em sua logistica de transprotes precisa reativar a ferrovia ex Noroeste do Brasil, não só para transporte de grãos e cargas em geral, mas por possuir um dos mais belos e lindos santuários ecológico do mundo e atividades culturais de elevada expressão e arte, precisa dos Trens de Passageiros para a atividade de Turismo. E uma das principais base para geração de empregos dignos é o Setor Ferroivário. Bom para Nós, Bom para o Brasil e bom para nossas relações internacionais.