MINHA HOMENAGEM A UM IRMÃO CIDADÃO...O TIÃO!
Durante o meu curto período como deputado federal, saindo de uma condição de ferroviário demitido politico e perseguido politicamente pelo Governo Collor e outros governos covardes, Foi um motivo de orgulho ocupar este espaço por dois anos na Vaga do negro Ben Hur.
Mas, devido a cultura brasileira e a todo o preconceito social ridiculo, passei a sofrer ataques brutais e criticas, até mesmo uma matéria forjada num jornalzinho - sacana me fez entrar em conflito com o Presidente do Senado Dr. Ramez Tebet, éramos adversários partidários, mas Rames Tebet Teve a grandeza humana e politica de me chamar e pedir desculpas na mesa do Congresso Nacional , quando percebeu que havia sido injusto comigo, inclusive fez questão de ligar para minha esposa Ednalva e ao meu lado pediu desculpas a ela, pois havia falado rispidamente no aeroporto de Campo Grande-MS, pois com razão ficou revoltado, pois o tal "jornalista" tentou envenar para que eu fosse prejudicado e falou que eu havia acusado Ramez de ser bicha!
Quem me conhece, sabe que sou avesso a velórios, ainda mais de pessoas públicas, mas fiz questão de ir ao velório do Senador Ramez e disse a Simone Tebet que o Pai dela havia tomado uma atitude muito digna, em termos de relacionamento humano e politico comigo, por isso fiz questão de estar ali e falar isso a sua filha, hoje senadora.
Mas, voltando a meu irmão Sebastião Vitório, corumbaense e um trabalhador e ser humano excepcional que me ajudou muito na vida, na politica e até acabou sendo punido, certa vez, por andar com uma placa movel pequens do meu candidato a governador em seu caminhão de Gaz....
Fui atacado da seguinte forma: disseram que eu era um cara que não gostava de meus irmãos, porque meu irmão havia me apoiado e eu não havia dado emprego pra ele no governo e na assessoria.
Mas, o meu irmão sabia que se eu arrumasse emprego para ele na minha assessoria, na Prefeitura ou no governo do Estado que foi meu partido, ele estaria expondo o seu irmão, deputado federal Manoel Vitório a acusasões de NEPOTISMO ou favorecimento a familia, Tião é um ser humano excepcional e mesmo na sua maneira simples de ser, teve a dignidade de compreender o drama que vive um trabalhador ferroviário ou mesmo desempregado, Quando ocupa um cargo público e jamais exigiu nada de mim: Nem cargos , nem dinheiro e nem nomeação no governo de aliados e gente do meu próprio partido.
Sou feliz e orgulhoso de ter um irmão como o Tião e, claro, gostaria de tê-lo trabalhando ao meu lado, mas se queremos dar exemplo e ajudar o nosso país a desenvolver temos que agira de forma digna...E ele, mesmo tendo trabalhado tanto na Campanha que elegeu, aquele que foi candidato a governo do meu partido e me ajudou a ser suplente e assumir o mandato de Deputado Federal como primeiro suplente que era. Jamais exigiu cargos ou retorno financeiro pessoal..Isso só me faz ama-lo e respeita-lo ainda mais, como cidadão e como irmão....
Ele nunca deixou de me apoiar ou apoiar os candidatos que eu apoiei, mas jamais bateu em minha porta ou na porta destes candidatos para pedir emprego ou privilégio pessoa para ele.
Ele o outros irmãos, Que souberam compreender que aquele menino que ele conheceu pequenino, mais criança que ele: tinha um dever com o país, com sua cidade e seu povo e não poderia ser acusado de nepotista ou oportunista e usar cargo público para privilegiar irmãos ou parentes. A não ser pessoalmente se tivesse condição.
Obrigado Tião Vitório, pelo grande irmãos que você é , por todo apoio que você deu a muitos candidatos que foram incapazes de ir a porta de tua casa em Corumbá e dizer ao menos: MUITO OBRIGADO TIÃO....Você é um grande corumbaense e brasileiro.
A vida vai passar e tem coisas que precisamos ter a humildade de dizer e agradecer a seres como o Tião , que nunca me disse NÃO!
Tenho certeza que todos os outros irmãos e centenas de parentes, sobrinhos, amigos etc...sabem que Tião é esse ser humano foram de série. E quantas pessoas ele ajudou na sua simplicidade.Na sua humanidade.