DEFENDEMOS TRENS DE PASSAGEIROS E CARGAS NO BRASIL....

Lendo o livro do manobrador e ativista da luta ferroviária e defensor dos Idosos, Aposentados, Ferroviários e ferrovias Valdemir Vieira Presidente da Associação dos Ferroviários e Aposentados do Pantanal e autor do livro NOROESTE DO BRASIL Em Trilhos e Prosas, voltei aos meus tempos de menino que saiu de Corumbá de Trem aos 5 anos de idade, em uma das viagens de Trem mais belas de minha vida, minha primeira viagem e, em meu tempo: já homem feito, após deixar o Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha, quando ingressei na Rede Ferroviária - Noroeste do Brasil em 1987 e com sete meses de trabalho, acabei tendo que participar da Luta da Categoria ferroviária e já, voltei a sofrer punições politicas do governo que queria Desativar o Trem e entregar a Noroeste do Brasil da R.F.F.S.A. que ligava Bauru a Corumbá no fronteira com a Bolivia e via ramal a cidade de Ponta Porã na fronteira do Brasil com o Paraguai. Depois a força a entregaram ao Grupo americano Noel Group que sucateou de vez a ferrovia e demitiu quase a totalidade dos ferroviários fechando 98% das Estações de Trem.

Acabei nesta Batalha da defesa da ferrovia, lutado ao lado do então manobrador Valdemir Vieira, transferido para o setor administrativo após perder uma de suas pernas em grave acidente ferroviário. No processo de sucateamento que era a preparação para a privatização perdemos varios amigos em acidentes graves e muitos ficaram feridos, dezenas sofreram sanções e perseguições politicas severas como transferencias, cortes de dias, afastamentos de funções e até demissões politicas. No Governo de Itamar Franco ficou criada uma lei, apoiava por Valter Barelli que propunha a Anistia de todos os punidos e demitidos politicos, mas nem todos foram anistiados ou indenizados, Muitos já morreram sem ver a luz da justiça e seus direitos e ainda, existem colegas vivos e desempregados até os dias atuais.

Mas , além de defender investimentos sérios em ferrovias em função das necessidades de mercado, logística e para reduzir custo de nosso produtos e viabilizar exportações, defendemos que linhas como esta, de Bauru a Corumbá retomem as suas atividades com trens de passageiros, pois temos de Bauru -SP dezenas de cidades, temos o Cerrado e o Pantanal que são verdadeiros Santuários Ecológicos do Brasil, é um absurdo uma região tão linda e importante como esta, ter sido agredida com a retirada de todos os Trens de Passageiros, inclusive o Icônico Trem do Pantanal que diariamente fazia o percurso de Bauru a Corumbá e de Corumbá a Bauru-SP.

A viabilidade é clara e já temos duas imensas pontes ferroviários uma na cidade de Três Lagoas sobre o Rio Paraná na fronteira de MS com SP e a Ponte de 2 quilômetros Eurico Gaspar Dutra no distrito de Porto Esperança - cidade de Corumbá no Coração do Pantanal brasileiro.

Apesar de nossa dores e sequelas trabalhistas e todos os obstáculos continuamos, Eu, o Valdemir Vieria e muitos outros colegas lutando e defendendo a Reativação do Trem de Passageiros, agora defendemos que se chama TREM DO PANTANAL E CERRADO e que fala o percurso de Bauru ou São Paulo até a cidade de Corumbá, mas um Trem novo e com investimentos em Segurança adequada, Pois o povo, os ferroivários e o Turismo do Brasil, do Pantanal e do Cerrado precisa deste trem e , esta atividade com investimentos corretos pode gerar mais de 50 mil postos de trabalho direta e indiretamente. E basta ver como os europeus, franceses, ingleses, noruegueses, portugueses, alemães e russos tratam e investem em suas ferrovias de passageiros e de cargas, e mutos outros países, até nossa vizinha Bolivia mantém seus trens de passageiros.

O Excesso de Carretas, caminhões e veículos pequenos em nossas estradas provoca uma tragédia com mais de 50 mil mortos por ano em acidentes de transito e nas estradas e o custo de nossos produtos é elevado e muitas exportações de produtos brasileiros ficam dificultadas por falta de Trens e de logística de multimodais de transportes.

O BRASIL PRECISA DE TRENS...Nossa Região precisa de trens e do Trem do Pantanal e Cerrado que faça este lindo percurso de São Paulo- Bauru até Corumbá e ramal Ponta Porã.

Estou divulgando em meu face a capa do livro e vou sugerir ao Valdemir Vieira que lute por uma nova Edição deste livro importante que traz a história e até fatos pitorescos sobre a ferrovia e o Trem do Pantanal.