ANGÚSTIA DE QUEM VIVE!

Em alguns momentos prefiro o silêncio e o anonimato. Não por ser tímido e acanhado, mas é porque tenho muito medo que pensem que eu me satisfaço agindo como se fosse uma estrela de infinita grandeza! Afinal, respeito e até admiro a auto-estima de quem consegue se envaidecer com qualquer coisa, mas sinceramente, eu acho isso tudo brega demais!

Durante muitos anos eu fiquei recluso nas redações de jornais e jamais aceitava participar de um evento público. Alguns chefes meus chegaram a dizer que eu era bom para escrever, mas não seria capaz de fazer trabalho externo algum, ou seja, entrevistar alguém, fotografar, discursar para platéia, etc. Durante muitos anos usei pseudônimo nos meus textos para que não descobrissem que eles eram de minha autoria. Assim nasceram o FIL, o Flopes e outros.

E por ironia do destino acabei precisando comparecer a eventos públicos e fazer tudo o que diziam que eu não seria capaz de fazer porque a timidez não deixava. Não era só timidez. Era uma opção de vida. Eu sempre preferi o anonimato.

O que mais admiro nos grandes homens é humildade e simplicidade. Tenho uma repugnância contra pessoas que se acham estrelas, mesmo que de fato sejam!

É uma angústia sem fim, pois os trabalhos que faço necessitam de divulgação. Ouço de vez enquanto as expressões "estás sumido" como se isso significasse que estou sendo "excluído" ou tivesse perdido a importância profissionalmente.

Eu não vivo para contemplar os anseios dos imbecis e vaidosos. Não me sinto um professor, pedagogo, poeta e nem jornalista. Sou apenas um agricultor nordestino que se aventurou, por pura necessidade, no ramo da educação e da comunicação. Nada mais do que isso!

Essa casinha de pau a pique, também conhecida como "taipa", representa a minha vida, especialmente a minha infância. Sinto saudades do cheiro daquela terra molhada que minha mãe, antes de varrer a casa, pedia para que eu respingasse água para que diminuísse a poeira!

Não quero que as pessoas pensem como eu. Espero apenas que possam refletir sobre os critérios que usam para avaliar a importância dos outros! Há muitas coisas e pessoas simples que nos fazem um bem melhor do que qualquer gente medíocre metida a chique! Pessoas desse tipo não me fazem falta alguma!