FALSA INDIGNAÇÃO
Depois da morte do conceituadíssimo jornalista Ricardo Boechat, tenho visto algumas indignações contundentes de internautas que queriam que se desse repercussão e homenagem igualitária entre o jornalista famoso no Brasil inteiro e o piloto do helicóptero Ronaldo Quattrucci, de 56 anos.
Esse tipo de reclamação talvez ocorra em razão da falta de afinidade com os critérios de noticiabilidade, pelo sentimento de justiça de alguns ou simplesmente para chamar atenção nas redes sociais.
Sugiro aqueles que estão indignados com esta situação que procurem analisar melhor os critérios de noticiabilidade e também o que é um fato social. Ambas as pesquisas podem ser feitas na internet ou nos livros de jornalismo ou sociologia, respectivamente.
Vidas de pessoas são igualmente importantes, mas é uma questão lógica se imaginar que a morte do Sílvio Santos e do Roberto Carlos causará um milhão de vezes mais impacto na sociedade do que a minha. Se você discorda disso, aconselho sinceramente procurar ajuda médica porque você não é um sujeito provido das completas faculdades mentais!
Se por outro lado, você tem consciência de que na nossa sociedade existem pessoas que alcançam um grau mais elevado de importância e notoriedade, e que por isso as suas "partidas" causam uma comoção coletiva, mas mesmo assim você insistirá em combater essa verdade, então apresento-lhe dados para você ter razões de sobra para realmente ficar indignado!
Todos os dias no Brasil são assassinadas 172 pessoas. Por ano são assassinadas quase 63 mil brasileiros. Muitas dessas vítimas são pessoas trabalhadoras e que sofrem latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.
164 pessoas são estupradas diariamente em solo brasileiro, destas, pelo menos 135 são mulheres e 18 são meninas. 12 mulheres em média são assassinadas por dia pelos seus parceiros. No trânsito também é grande o número de mortes violentas. Anualmente 37 mil pessoas morrem no trânsito e 600 mil ficam com sequelas.
Se você quer alguma razão para indignar-se no Brasil, certamente não faltará. Basta ver as obras inacabadas, o dinheiro escorrendo pelos ralos e o enriquecimento instantâneo de muitos incompetentes que nunca trabalharam ou estudaram na vida!
Para combatermos as injustiças, faz-se necessário que comecemos pelo combate a demagogia barata. Precisamos praticar a verdade e termos uma prática coerente com o discurso.
É possível fazermos muita coisa, além da indignação nas redes sociais! E antes que eu esqueça: Se você quer que a sua morte tenha uma grandiosa repercussão e cause um mar de lágrimas, comece a fazer a diferença a partir de hoje! Se continuar apenas reclamando da vida sem fazer nada por você mesmo e pelos semelhantes, é possível o seu fim aqui na terra não seja percebido nem pelos mais próximos!
Não conheço ninguém na história da humanidade que tenha feito algo extraordinário de braços cruzados!