DA CIDADANIA FRAGMENTADA:” FOI PRECISO DIVIDIR PARA FURTAR E DESTRUIR!”

Artigo/sociedade/política/opinião

O que me inspira a escrever é o agudo rescaldo doloroso da cascata de tragédias sociais que nos assolam cronicamente,afinal,nada melhor do que entender a História VIVENDO, CONTEMPLANDO E REPENSANDO A HISTÓRIA DO NOSSO TEMPO.

Há um princípio político e sociológico muito conhecido no estudo da História do mundo: É preciso “dividir para reinar”.

Esse princípio norteou várias conquistas da sangrenta História da Humanidade, essa que segue pelos dias atuais, Humanidade sempre se matando no jogo do poder e na busca das conquistas sociais, desde César, passando pelos reis do antigo oriente médio, pontuando os ensinamentos básicos de Maquiavel em “A ARTE DA GUERA” e a se delinear nas conquistas Napoleônicas; ilustrando o ensinamento político até os dias de hoje.

Voltando para o nosso triste Brasil contemporâneo, basta olharmos o que vem acontecendo desde a nossa sagrada redemocratização: uma sucessão de governos “democráticos” que, JUNTOS, promoveram cada vez mais a segmentação social do nosso país a nos deixar a nossa cidadania de joelhos…sobrevivente das migalhas sobradas da corrupção sistêmica, farelos do NADA que nos jogam para nos matar TODAS AS FOMES INSACIÁVEIS em solo cada vez mais deteriorado.

No bastidor da “guerra cultural” invisível e subliminar, fomentou-se a miséria crescente, a deseducação e o ranço de classes com o consequente cenário de violência social brutal, caos e sofrimento bem democráticos. Morremos todos, por todos e de todos os lados: pela direita, pela esquerda e pelos centros, todos minados.

Criou-se inviabilidade social para se vender, nas urnas sucessivas dos sempre mesmos, soluções utópicas de crescimento social sustentável.

Formatou-se então a INSUSTENTABILIDADE POR TODAS AS VIAS E SENTIDOS SEM DIREÇÃO SOCIAL ALGUMA.

O resultado está aí. A lama de todos os tempos nos invade por todos os poros da nossa sofrida existência!

Eu poderia desabafar aqui um livro do que vi acontecer , a exemplo, na saúde e na sociologia do meu país, só ouvindo e assistindo pessoas anos a fio…

Em resumo eu deduzo: fomos enganados por todos!

A educação, o instrumento sagrado para discernir a si, os cenários , e a consequente inclusão de si nos contextos, nos foi negada de maneira trágica!

E claro, se é preciso “dividir para conquisatar” também é preciso não educar para amputar o pensamento.

E é muito fácil doutrinar e DIVIDIR quem, refém das necessidades humanas básicas, não tem o pensamento claramente delineado, norteado para enxergar o que não se vê e principalmente não apto a construir um NEXO CAUSAL entre “governos e suas tragédias”…entre atos políticos e suas consequentes dores sociais ( muitas vezes bem remotas na conexão ato-efeito).

Se é preciso DIVIDIR PARA REINAR também é urgente tirar uma lição do nosso status social atual: a de que ninguém numa sociedade é FELIZ OU INFELIZ SOZINHO.

É como dividir para furtar e matar silenciosamente de todas as formas.

O mal que mata a flor de um …entra no jardim do outro em frações de segundos.

Eis a praga da divisão social.

O mal grita em nome dum bem que ninguém enxerga seu efeito pratico nas vidas das gentes.

Vimos, a exemplo, que as enchentes dos nossos verões, as que existem desde que eu nasci, apenas mudaram para maior extensão, ou seja, hoje já atingem todas as camadas “ divididas” da sociedade.

Comunidades e hotéis de luxo igualmente invadidos pelas águas sujas do caos já atemporal.

Não há blindagem que possa nos proteger da destruição social programática.

O mosquito Aedes Aegypti, por ter asas, sobrevoa todos as águas, sobre todos os quintais e suga o sangue de toda sociedade dividida.

O mosquito não diferencia o sangue dos “ricos nem dos pobres”…mas curiosamente parece reconhecer e fugir do sangue da classe política que nos destruiu ao longo do tempo; e talvez até se abstenha de picá-la sob pena de se auto introjetar o mal incurável dos Homens (a corrupção!) que hoje nos mata aos montes em epidemia de todas as causas!

E o mais triste e não menos curioso: muitos morrem orgânica, moral e socialmente…aplaudindo seus algozes que gritam por seus direitos sociais.

Morrem felizes se acreditando os "inteligentes" das causas perdidas.

Coloco meu pensamento para a reflexão do porquê do nosso triste momento de Brasil.

Qual a causa que nos cabe nesse triste latifúndio destruído?

Saibam: Um caos como o nosso demandou por muito tempo e por muitas mãos.

Ninguém sozinho e em pouco tempo teria a genialidade de destruir um GIGANTE CONTINENTAL e nos levar até ao drama sequencial de hoje, do qual TODOS nos rescaldamos sem blindagem eficiente.

Morremos agudamente sem tempo de chorar cada um dos nossos mortos e sem estatísticas que revelem nossas causas reais dos óbitos em massa.

A solução?

Não há outro jeito de nos tornarmos uma grande Nação se não for pela educação e pela UNIÃO CONSENSUAL EM TORNO DO BEM COMUM.

Não existe CIDADANIA DIVIDIDA…tampouco felicidade social segmentada!

Palácios também caem em meio às guerras dos campos minados invisíveis.

Posto que cidadania é construção e finalidade sagrada em si, a soma comum dos “direitos e deveres”, um Direito de todos nós , o de sermos felizes conjuntamente.

Longe disso seremos apenas o PERENE drama conjunto que hoje choramos: um país silenciosamente dividido há tempos, paupérrimo em cidadania, miserável em fins e caminhando junto para um passivo de dor e desespero insondáveis.

A frase sócio-política causadora do tudo , a que eu parafrasearia por aqui é :

“ FOI PRECISO DIVIDIR PARA FURTAR E DESTRUIR!”

O pior dos furtos? o da consciência!

A pior destruição? a das vidas!

Eis o danoso MEIO que perpetua todas as tragédias humanas SEM FIM do planeta.

Que Deus nos ajude a acordar e prosperar à mínima felicidade planetária!