PERDER MINHA ESSÊNCIA, SERIA PERDER MINHA HUMANIDADE
Entrei no mercado de trabalho informal aos onze anos e formal em 1970 Sai de ajudante informal no Banco Português para o Moinho Mato grossense em 1970 ,( eram duas empresas privadas irmãs: Moinho e Fiação Mato grossense e produziam Farelo, Trigo, massarrrão, fios e tecidos de alta qualidade, e eram consumidos na regiaão e até exportados pelos navios da Bacia do Prata ou os trens cargueiros da Noroeste do Brasil S/A) na cidade de Corumbá que, então, pertencia ao MT integrado, antes da divisão.aos 14 anos de idade, ou seja, é desde esta época que observo, aprendo e contribuo com impostos e com a previdência. Alguma coisa, aprendi, não repito frase e nem idéias implantadas na cabeça, desenvolvi minha própria forma de ver o mundo e ser explorado pelo sistema, Fico vendo afirmações, infelizmente de muita gente que vive sendo enganada, iludida e se não acordar, vai embora da vida sem compreender em que tipo de mundo ou sistema vive. Entrei na Casa Grande e até ocupei algum tempo o assento e vaga no Congresso, muitas vezes fui silenciado e obrigado a recuar e até engolir cobras, sapos e lagartos...Mas não perdi minha identidade original da camada social de onde construí minha visão de mundo. não foi possível me transformarem em Senhor de Escravos, mesmo eu tendo vivido, por circunstâncias da vida, em muitos momentos na Casa Grande, pois meus intenções e povo viviam e ainda vivem na senzala social do país. Quem foi irmãos de operários e trabalhadores, independente de ideologias ou religião, sempre estará sofrendo de alguma forma com os milhões que são excluídos socialmente de empregos dignos e vida humana de fato. Consciente da realidade, se eu perder a percepção desta realidade e dessa solidariedade necessária, perco minha condição humana ou torno-me mais um capataz de um Sistema profundamente injusto, desigual e de aparências...
Quem conhece minha longa vida pública nos movimentos sociais, onde já estive em muitas frentes, além da Luta por Moradias e Defesa da Ferrovia Nacional e Segurança no Trabalho e Direitos Trabalhistas dos operários civis das forças armadas, sabe que não posso viver e sonhar só com minhas poesias, que tanto amo e que gostaria de dedicar 100% dos meus esforços, visando aperfeiçoar os versos e , também os pensamentos leves, distantes da realidade social...Mas, isso, não depende só de minha vontade pessoal, mas da realidade em que vive o nosso país, o nosso povo.
Conseguir dinheiro e viver confortavelmente através de ganhos desonestos, foi uma das alternativas que vi pela frente, principalmente, quando estive no Congresso e vi , muitos destes personagens públicos da politica e do empresariado corrupto e seus agentes, afinal, eles frequentavam e frequentam até os dias de hoje os palacios de Brasilia e até o parlamento Nacional....Mas, compreendi que deveria seguir, da mesma forma que havia feito minha opção de vida e acabei, vendo até grandes promessas da politica nacional dentro das prisões e sendo humilhada, por seguiram a ambição e sedução do luxo e da riqueza facil, dos hotéis cinco estrelas e de viagens de luxo...
Todos que estudam e vivem em Brasil e acompanham estes fatos, sabem que a maioria não foi presa ou tiveram bens tomados etc.., Muitos sairam livres, leves e soltos e isso é realidade em politicos de varios partidos e até pseudo ideologias, coisa muito fraca no Brasil.
Alguns oportunistas me falavam: Porque você não denuncia, porque não mete a boca no trombone etc...Eu simplesmente tenho a noção exata da relidade: Temos Delegados Experientes, o MPF, os Minsitérios públicos Estduais, as Policias todas, O Serviço de informações etc..Se um simples cidadão que denuncia atos de corrupção publicamente no Brasil e até em nosso estado, sabe de todas estas irregularidades, corrupções, roubos e desvios...Imaginem o Estado Brasileiro e toda a nossa Policia, acabar verdadeiramente com o crime e com a corrupção é uma opção politica de Estado, Não de propaganda e besterias psublicadas todo dia, Assim como o crime orgnizado e a corrupção é Coordenado e Executado co gente de muita inteligência, o crime não é combatido e nem será com campanha de gente falando que vai matar e prender, punir..Isso e sensacionalismo e campanha de promoção politica e pessoal, As estratégias de combate a crime e corrupção são estudadas, planejadas e executadas silenciosamente e discretamente, Exemplo os Grande ladrões-empresários não avisam que vão desviar verba ou assaltar um banco com Anúncios na TV?! Ou com milhares de idiotas com arminhas e com oba oba falando: Ei n´so somos ladrões e vamos te roubar..."...Ei nós somos corruptos e vamos desviar dinheiro..." Não., eles simplesmente agem nas sombras, em silencio e fazem o que Querem fazer.
Ou seja, minha denuncia com um mandato de deputado federal suplente ou home público, não mudaria a realidade, apenas faria com que me matassem ou destruíssem minha vida física e politica, imaginem, sem fazer isso e sem denunciar crimes, só de tentar organizar Uma Audiência Pública em Brasilia e Campo Grande-MS, para levantar corrupção ambiental e os verdadeiros problemas da região do Pantanal no ano 2001 quase me custa a vida, imaginem se denunciasse corrupção, Mas, muitos deles estão: caindo e tropeçando em suas próprias pernas, até o velho-corrupto Maluf acaba sendo humilhado no fim da vida, quando já esta quase caducando!
Todos os erros e corrupções, um dia virão a tona...Mas muitos morrem impunes no Brasil. Eu Tento fazer politica e mostrar a realidade ao povo, jamais sonhei em ser politico salvador da pátria. Aliás , isso a meu ver é o ridículo de nossa politica.
Você pode votar e até apoiar e defender um candidato que julgue ser sério, e até tornar-se amigo dele..Mas se virar fanático, isso vai tirar seu senso critico e , se ele errar ou se corromper quando estiver no poder, a Tendencia vai ser você fechar os olhos aos erros ou corrupção dele. No meu caso: Se tiver acesso e o politico for meu amigo, eu chego nele e digo, olha você esta saindo dos trilhos, vai virar corruptos, Agora se ele não quiser me ouvir, Eu pego o meu modesto boné e vou tocar minha vida, ainda que seja catando latinhas na rua, Pois sei que :Seja os criminosos comuns e pequenos ladrões, ou um corrupto poderosos e importante, um dia ele vai ser descoberto, Esta ai Maluf que foi o poderosos candidato da eleição indireta do PDS contra Tancredo. representando o que sobrava da ditadura, homem poderosissimo...hoje esta ai no fim da vida sendo humilhado e pagando por sua corrupção e erros, mesmo próximo ao fim da vida e adoecido....Então, PODEMOS TER CERTEZA: Todo crime ou injustiça contra o povo um dia virá a tona.