Fake News no Recanto

Fiz uma reclamação há poucos dias atrás sobre divulgação de Fake News aqui no Recanto. Me preocupa que alguns textos constantemente publicados aqui, que além de considerável números de leitores são carregados de Fake News, coisas que renderiam bons processos por calúnia, injúria ou difamação caso os afetados se dispusessem a isto.

São conteúdos que falam de ações de terrorismo e de golpe de Estado atribuídas a um grupo político ou aos portadores de uma ideologia como se fossem comprovadas. Tratam de especulações como se fossem planos secretos de existência real. Não há provas e nem espaço para debater sua veracidade, mas são tratados como se fossem verdades.

Se lermos comentários então, veremos assustados como tanto ódio ( já vi comentários desejando a execução e perseguição de adversários de suas ideologias políticas) pode se basear em fatos e teorias sem base nenhuma em fatos.

Há comentários aqui defendendo execuções do que chamam de terroristas e atribuindo a partidários da esquerda planos conspiratórios e golpistas. Tudo isto muito a vontade e sem grandes problemas (não sabemos o nome verdadeiro, não apresentam fotos próprias no perfil e sem restrições cabíveis por parte do site), além de bloquearem quem seja inconveniente às suas convicções.

Há um famoso aqui pelo estilo falacioso e conspiratório que diz existir no Brasil um plano terrorista da esquerda para destruir estruturas importantes para o país e envolvimento de facções criminosas com o PT para provocar rebeliões em presídios para desestabilizar o governo Bolsonaro.

São textos sempre repletos de pessoas ingênuas lhe servindo de público acreditando que se trata de algo plausível e baseado em fatos que realmente estejam acontecendo.

Infelizmente a denúncia que fiz do texto foi relativizada e indeferida pelo site como se não fosse problema dele. Em parte eu entendo, já que a fiscalização deste tipo de denúncia é trabalhosa, ainda que necessária a manutenção da qualidade do site. Creio que quando o problema sair do controle considerarão que vale a pena dar um pouco mais de atenção a estas denúncias.

Eu mesmo divulgava há tempos atrás meus textos do Recanto no Facebook. Lá aparecia o título, o autor e o nome do Site...para bom entendedor basta, dá pra imaginar a reação de gente séria quem topa com este tipo de texto repleto de Fake News associado ao nome do site.

Não sou contra a liberdade de expressão, mas é certo que as pessoas utilizem esta liberdade para defender como se fossem verdades coisas que carecem de fatos ou qualquer outro embasamento? Eles são jornalistas? Que eu saiba só estes podem ter sigilo de fontes e mesmo assim são responsabilizados se comprovado ação propositada para difamar ou caluniar alguém.

Se não são jornalistas, quais suas fontes? Eles podem falar coisas desta monta sem nem ao menos mostrar a fonte disto? Se o intuito é proteger o país, o patrimônio público ou a segurança por que não denunciam à Polícia ou Ministério Público. Artigo 5°:

"XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;"

Eu pessoalmente respeitaria um pouco mais se os responsáveis fossem a polícia ou Ministério Público denunciar, por quem investiga, julga e condena é a Justiça - não vamos tirar do Estado uma função pública tão importante! Se quer investigar, investigue, levante provas e apresente ao público e aos poderes públicos. Se quer denunciar, vá a estes mesmos órgãos. Tudo isto é direito seu como cidadão, só não é o de caluniar e difamar.

Tenha outra coisa, a constituição te dá liberdade de expressão, mas condiciona este direito ao não anonimato e sujeita a responsabilidades penais em caso de calúnia e difamação. Artigo 5 da Constituição:

"IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;"

Enfim são coisas erradas que estão acontecendo aqui e a maioria finge que não vê. São escritores que propagam mentiras disfarçadas de revelação bombástica e análise política.

Peço aos que ainda mantém o bom senso que confiram estas informações antes de acreditarem nestas bobagens. Sugiro uma pesquisa simples em sites de jornalismo profissional, sujeito a leis e responsabilidades públicas ou estes sites:

http://www.e-farsas.com/

https://www.boatos.org/

Se colocar o titulo ou trecho entre aspas no Google e ao lado escrever "boatos" dá pra encontrar estes e outros sites desmentindo e mostrando se são ou não boatos.

Me deixa indignado como qualquer um pode inventar uma historinha e sem fonte alguma e convencer facilmente as pessoas. A impressão que me dá é quanto mais se mente, mais se convence. Não queria acreditar que pessoas inteligentes fossem tão facilmente manipuladas, mas a minha opção pelos fatos me obriga a concluir o que não quero.

São pessoas que em geral não desejam uma discussão sadia, respeitosa e baseada em argumentos e fatos. É um pseudo discussão em que a verdade já esta pronta. Não se debate para encontra a verdade, mas para impô-la a qualquer custo: por meio de fake news, calúnias e ameaças a grupos ideológicos adversários.

PS.

> Tenho o print destes textos e comentários que mencionei.

> Se tiver ajuda de outros escritores aqui, estou disposto a rebater com artigos aqui ( citando o título e o autor) todos estes textos que tenham Fake News, quem se interessar entre em contato.

> Estou preparando outro artigo sobre crime de difamação contra pessoas jurídicas, em breve vou publicar aqui.

> Quanto a um boato similar ( ao invés de petistas, venezuelanos e cubanos):

"A Abin esclarece ser totalmente inverídica a informação difundida por redes sociais e aplicativos de mensagens, sobre a ocorrência de ataque terrorista contra a barragem de Brumadinho/MG", declarou o órgão, que pertence ao Gabinete de Segurança Institucional"

https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2019/01/28/barragem-brumadinho-mg-venezuelanos-cubanos-ataque-terrorista-terrorismo.htm

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 31/01/2019
Código do texto: T6564074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.