PORQUE ACOMPANHO PASSO A PASSO O PROBLEMA DE BRUMADINHO
Tenho procurado, acompanhar passo a passo os fatos, as informações, entrevistas e dados sobre a tragédia de Brumadinho.
Acompanho porque já atuei durante muitos anos em lutas e movimentos de trabalhadores por Segurança no Trabalho, utilizei equipamentos de segurança, trabalhei em siderurgia em minha cidade natal Corumbá, Defendi o direito a periculosidade dos civis - operários concursados da Marinha na década de 80 e fiz um relato ao Ministro Alfredo Karam que era Almirante de Esquadra, o documento foi entregue pelo Dr, Fadah que era Prefeito de Corumbá na época e , também descendente de árabes como o Ministro Karam que já havia comandado o sexto Distrito Naval quando servi no Grupamento de Fuzileiros de 1976 a 1980.
Ainda atuei como dirigente sindical dos ferroviários num dos períodos mais críticos, o governo parava de investir na Noroeste do Brasil e a sucateava sistematicamente para justificar a privatização, protestamos contra a fragilidade da segurança e fomos varias vezes punidos e depois demitidos e, ainda vimos com tristeza a morte dos nossos irmãos ferroviários Vagner e Amazonas, dois maquinistas veteranos vitimas no ramal Ponta Porã-MS devido a precariedade da segurança com a redução radical de investimentos na Segurança de Trabalho e nos equipamentos fixos e móveis. Trilhos, vagões, locomotivas e outros.
Ainda fui Diretor Presidente do órgão ambiental de Mato Grosso do Sul entre 2003 e 2004 e senti o drama das pressões politicas e ingerências de interesses privados e , ao final as pressões eram tão grandes que acabei exonerado, pois organizei com apoio de tecnicos e engenheiros ambientais e florestais uma Audiência Pública sobre extração de carvão vegetal que foi a gota d.agua, para ser execrado de forma violenta até na minha vida pessoal.
Ainda fiz parte do Conselho Estadual de Meio Ambiente CECA e participei de atividades da CONAMA ( Conelho Nacional de Meio Ambiente) representando o Estado de MS, como Deputado Federal entre 2.000 e 2002 integrei a Comissão de Meio Ambiente e ainda estive na imensa Extração Mineral de Paraoapebas no Pará.
No começo eu não conseguia acreditar e nem compreender o porque de tantas pressões e lobistas de interesses privados a pressionar sistematicamente os deputados e governantes e por isso, acabei comprando brigas que eu NÃO TINHA NOÇÃO DO TAMANHO E DOS RISCOS QUE CORRI Até de levar um tiro nas costas, dado o volume de interesses e a assustadora quantidade de dinheiro por trás disso, Que descobri mais tarde, que financiavam candidatos a Deputados, Senadores e Governadores e até Presidente em todo o país.
Eu não estou acompanhando esta situação de Brumadinho de alegre ou para dar pitacos e fazer gracinhas, Para minha pessoa este Acidente não é obra do acaso.
Claro que isso poderia ser evitado, todos os técnicos dessa área e gestores experientes sabem que existem alternativas a esse sistema atrasado e obsoleto ainda usado no Brasil. Infelizmente a usura e a ganância por lucros nos leva a isso e ao sofrimento permanente de nosso povo, de nossos trabalhadores explorados radicalmente e ainda submetidos a altos riscos de vida.