O DIA QUE O BRASIL ENTENDER…

Olhando algumas entrevistas com os bombeiros que assistem a tragédia de Brumadinho, percebi que tem muita gente jovem no quadro de profissionais.

Jovens garotos magnificamente imbuídos duma missão maravilhosa: salvar vidas colocando as suas em risco; e se não possível for,acolher o sofrimento e as dores de tantos.

Redundante seria dizer da nobreza da tal profissão.

Mas o que me chamou a atenção foi o preparo em técnica, postura e liderança daquele tenente, em especial, que tantas explicações seguras deu aos repórteres de campo nas transmissões em “live”.

Pois bem, senti o seguinte: diante de tudo surreal que aconteceu mais uma vez, cujas causas são muitas, complexas concorrentes e ANTIGAS, uma fato é real: muitos dos maus políticos que concorreram HISTORICAMENTE com tragédias, via más ações, omissões e corrupções que nos destruíram, os que vivem nababesca e ilicitamente com o dinheiro do povo sem tirarem suas nádegas da cadeira para fazerem algo que preste, algo de real serventia social, deveriam sentir VERGONHA de ver tanta gente jovem suando a camisa pela dor dos que perderam vidas de entes queridos naquele horror.

Gente jovem e comprometida com o país, que rala muito, ganha pouco e ainda paga impostos para sustentar corruptos,a quem se paga água mineral gelada em seus gabinetes inertes!

Mas eu já aprendi que sentir vergonha é uma arte para poucos, quiçá seja um dom, além de ser heroísmo na cultura política do nosso país.

Concluindo: ver uma geração de jovens e bravos bombeiros comandados por gente igualmente tão jovem e competente, compromissada com o que faz, faz com que voltemos a acreditar NAS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

Nem tudo está perdido.

O dia que o Brasil entender QUE SOMOS UM SÓ PAÍS,de Pátria única e una, que direitos humanos e cidadania não têm dono, nem sentido, nem legenda, mas é algo que se consegue com trabalho duma Nação inteira em prol do exercício duma cidadania plena para aumentar nosso IDH e nossa felicidade social, decerto que não seremos mais soterrados por toda a diversidade de fatos trágicos que deriva do descaso político pelo social.

A metáfora que vivemos é o crônico MAR DE LAMA que nos abateu histórica e cronicamente, PARA TODO O MUNDO VER.

Enxergue quem puder e for honesto consigo mesmo.

Que Deus nos abençoe a todos e nos dê resiliência espiritual para suportar tanta dor…

Até o dia que o Brasil entender…que a origem do todo é complexa e que nem sempre tudo é tão visivelmente claro quando a lama nos invade.

Até o dia que o Brasil entender que, no caos, TODO MUNDO DÓI IGUALMENTE. É só questão de tempo.

Tirando meu chapéu para os jovens brasileiros heróis da tragédia de Brumadinho.

Em sincera oração pelo Brasil.