ARROGÂNCIA
Quando uma pessoa tem o seu “ego” inflado, tende a demonstrar sentimento de ser superior aos demais, e isso transparece em sua conduta arrogante, totalmente contrária ao que se espera de um Ser humano que sabe que não se consegue viver isolado, dependendo SEMPRE das relações interpessoais. Esse comportamento impede todos os envolvidos na relação de viver oportunidades de troca e reflexão.
A incapacidade para coordenar e compreender que a existência de diferentes pontos de vista é fundamental para a evolução e construção de relações libertas em uma sociedade em constante mudança nos leva a retardar o nosso desenvolvimento enquanto PESSOA.
Comportamentos alimentados pela arrogância deformam o caráter, levando a pessoa arrogante a utilizar comportamentos antiéticos para alcançar seus objetivos. Essas pessoas demonstram o comportamento de que "eu sou melhor que os outros" por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, nem sempre correspondendo a realidade. Surge com isso à necessidade de aparecer, de ser visto, passando inclusive por cima de padrões éticos e procurando colocar as outras pessoas como “menores”, "inferiores”, desprezando suas idéias e seu trabalho. A agressividade desmedida tanto na vida pessoal como nos negócios jamais pode ser sua desculpa para a falta de inteligência emocional e de inteligência social.