Paremos de nos enganar

"As pessoas só se enganam porque querem ser enganadas"

Pedro Cardoso, ator brasileiro

Precisamos parar de nos enganar, de sacralizar a família, dando desculpas para comportamentos abusivos que porventura venham dos pais, avós, tios ou demais parentes. A família será boa se as pessoas que a formam forem boas. Se não, o ambiente familiar será um lugar doentio que só produzirá seres infelizes e angustiados. Pai e mãe não são figuras divinas e receptáculos de sabedoria. São seres humanos que podem errar, dar conselhos inadequados e que nem sempre sabem o que é melhor para os filhos. Porém, nós ainda dizemos coisas do tipo:" Os pais sempre sabem o que é melhor para os filhos." Alguns pais são tão distantes dos filhos, mesmo que passem o dia em casa, que não sabem que os filhos possam estar enfrentando sérios problemas.

Pior do que pais que são simplesmente distantes, como os citados no parágrafo anterior, são os que maltratam mesmo os filhos. Entretanto, em nome de se preservar a imagem da família como instituição a ser defendida a todo custo, sempre haverá quem diga se um filho se queixa que é maltratado ou quando uma filha fala que os pais não a abraçam e chamam de burra: "Os pais amam os filhos sim, mas cada um tem sua maneira de amar."

Certo, toda pessoa tem sua maneira de demonstrar amor. Mas amor não se manifesta através de atitudes que diminuam, ridicularizem ou humilhem alguém. E a desculpa de que é o jeito da pessoa não pode mais ser usada. Admitir que um membro da nossa família não nos ama é bastante doloroso, especialmente se for o pai ou a mãe. Infelizmente, isto existe. Temos de acabar com este mito de que todos os pais amam os filhos e sempre querem o melhor para eles.

Vejamos bem. Um pai que diz que uma filha é mais feia do que uma bruxa,fala que ela parece uma porca comendo, ri dela ao vê-la dançando, compara-a com a Minnie Ranheta (aquela mulher feia e nariguda) do desenho do Pica-pau, diz que ela tem que ficar moça velha para cuidar dos irmãos e sobrinhos porque é a tia, a governanta, ama a filha? Você, que é pai ou mãe, quer isso para uma filha sua?Se você, pai ou mãe, ama sua filha, irá dizer que ela é uma porca ou compará-la a tudo que é feio e desajeitado? Você diria a essa filha que: "seu pai ama você, meu bem, essa é a maneira dele demonstrar."? Isso lhe parece amor? Ninguém que ama verdadeiramente irá falar dessa forma e todos os filhos que são submetidos a tratamentos desse tipo se tornam pessoas angustiadas, com baixa autoestima e complexos de inferioridade.

Um bom exemplo de pai cruel que destruiu a vida de um filho é a de Joe Jackson, pai de Michael Jackson. Muitos podem até dizer que Michael não teria se tornado um grande artista se o pai não houvesse sido duro. Certo, mas o que o fato do pai ficar zombando dele, dizendo: "olha para esse narigão no meio da sua cara, seu negro feio", produziu? Há algo que justifique isso? Joe Jackson pode ter formado um grande artista, porém também privou uma criança de sua infância e gerou um adulto com uma autoimagem negativa, que nunca conseguiu se encontrar consigo mesmo.

Crianças são vulneráveis e ser criadas por pais que as fazem se sentir burras, feias e incapazes poderá levá-las a achar que são seres inadequados, que não servem para viver. Pensemos também quando os pais culpam as crianças que sofrem bullying na escola, afirmando que elas são perseguidas por serem bobocas, ou das mães que põem nas filhas a culpa por terem sido estupradas.

Quem diminui outra pessoa, xingando-a, diminuindo seus feitos, humilhando-a e dando a entender que ela não serve para nada não ama. Pais que amam não diminuem. E se os filhos dizem que não gostam dos pais que lhes fazem isso, eles não são filhos ruins. São normais. A gente não é obrigado a amar ou gostar de quem é tóxico e nos faz mal às vezes por puro prazer. Será que você sofreu bullying? Você gostava dos colegas que lhe perseguiam, colocavam apelidos, cuspiam e até batiam sem que você tivesse feito nada contra eles, como se o simples fato de você existir e aparecer no caminho deles fosse motivo para quererem lhe agredir? O engraçado é que, se você disser que não gosta dos seus pais por causa do que lhe fazem, os demais irão lhe apontar dedos, dizendo:"Você tem de amar seus pais"; "Você não pode dizer isso, pai é pai, mãe é mãe." E por que você tem de gostar deles quando as atitudes adotadas para lhe humilhar mostram o óbvio, ainda que todo mundo negue? Essas atitudes abusivas mostram que seus pais não lhe amam. Infelizmente, está é a única verdade. Nem todos os pais amam. Soa cruel, mas é real. E a culpa não é do filho ou filha, que pode se perguntar o porquê de seus pais não sentirem amor por ele ou ela. Não há muito o que fazer senão encarar tal fato, que é bastante doloroso. E, se possível, sair de perto desses familiares tóxicos que tornaram nossas existências amargas tanto quanto puderem.