FERROVIAS COM RUMO OU SEM RUMO NO BRASIL?!

Como integrantes da luta e da profissão ferroviária, desde os anos 80 quando fomos Agente de Estação da R.F.F.S.A e integrantes do Comando Nacional Ferroviário que reunia ferroviários da Bahia, de SP, Metroviários de SP, ferroviários do Sul, de Mato Grosso do Sul, de Tubarão, Nordeste como um todo, Pernambuco e Bahia, na época eramos oposição ao velho sindicalismo pelêgo do Botelho e outros serviçais dos poderosos que se fingiam de sindicalistas e mantinham milhares de ferroviários sobre o sindicalismo parental, ou seja o velho peleguismo que via nos sindicatos dos trabalhadores da ferrovia o meio de empregar parentes,amigos, filhos e netos e viviam de acordos que favoreciam os interesses patronais e dos governos da ditadura e outros que lhes sucederam.

Inclusive, nesta "pelegagem histórica", conseguiram convencer milhares de ferroviários a abrirem mão da condição de servidores federais, para se tornarem trabalhadores do regime celetista, o que foi o inicio da tragédia da categoria, do transporte ferroviário e significou o inicio da destruição da base da malha ferroviária nacional e a extinção quase total dos Trens de Passageiros de longo percurso, culminado com a desativação nos anos 90 do mais importante e emblemático deles que foi o Trem do Pantanal que interligava São Paulo até Corumbá.

Ouvimos e vimos na TV recentemente as declarações do governador Reinaldo Azambuja de MS, falando da importância de investir na ferrovia da Noroeste do Brasil S/A , para ajudar a alavancar a economia de nosso estado e região, No transporte de grãos, proteína animal, equipamentos agrícolas e industriais, além de combustíveis etc...Claro, como integrante da luta em defesa da ferrovia e dos ferroviários que perderam o seu posto de trabalho e, muitos sequer aposentaram após a trágica privatização e retirada dos trens e fechamento de mais de cem estações da N.O.B, ficamos felizes em ver um governante preocupado com a ferrovia e ter a consciência de que precisamos da Ferrovia em nossa região e no Brasil.

Mas é preciso dizer ao governador e a quem estiver no Governo do Brasil, que um país da dimensão territorial do Brasil e que sonha em investir em turismo, gerar empregos e ter uma visão social: é necessário projetar e pensar na restauração dos Trens de Passageiros de logo percurso, o que desafogaria o tráfego de passageiros mortal das estradas brasileiras e tornaria os nossos destinos mais atrativios ao turismo internacional e interestadual, visto que o conforto dos trens e a cultura dos povos mais desenvolvidos do mundo em utilizar o turismo ferroviário e contemplativo e outras modalidades de turismo vinculados a ferrovia traria grande desenvolvimento social, geraria empregos e reduziria os acidentes que ceifam mais de 50 mil vidas anuais e deixam mais de 200 mil pessoas incapacitadas ao trabalho anualmente.

Assim, tanto nós do Movimento em Defesa do Trem do Pantanal e Cerrado e ferroviários lesados em seus direitos pela privatização e a Associação dos ferroviários do Pantanal que tem a frente Waldemir Vieira legado a COBAP, estaremos entrando em contato com o governo, visando MOSTRAR a realidade dos fatos, a situação que os governos anteriores deixaram os ferroviários após as promessas do P.I.D. e P.D.V. e mesmo as demissões politicas de dirigentes sindicais, muitos ferroviários continuam prejudicados até os dias atuais sem aposentadoria , sem seu trabalho e as anistias atingiram uma minoria de colegas que foram aproveitados em orgãos públicos. Todos que estavam na ferrovia na ocasião da privatização foram vitimas de um grande embuste, uma grande enganação.

O Governo brasileiro precisa dizer claramente se vai resolver esta situação ou se vai abandonar estas pessoas sem direito a justiça e a rever os seus direitos legais ou a anistia politica.

Mas a retorno do Trem de Passageiros ao Pantanal e Cerrado é uma necessidade até para a Economia e o Turismo, tanto é que a empresa Vale do Rio Doce que adquiriu o direito, praticamente eterno as jazidas de Carajás mantém um Trem de Passageiros de Parauapebas no Pará até São Luis do Maranhão, pela questão social, pela importância deste transporte e para incentivar o Turismo naquela região distante do Brasil. PORQUE ACHAR QUE A FERROVIA N.O.B, NÃO DEVE TER RUMO, NÃO DEVE TER TREM DE PASSAGEIROS?! É preciso que o governo brasileiro se baseie em verdades concretas, não sòmente em interesses dos grupos que desejam resolver a questão logística das cargas, que são vitais e importantes, MAS NÃO É TUDO.....A questão dos transportes de passageiros é essencial, é interesse social, do turismo e os países que se desenvolveram mostram isso.

Convenceram os ferroviários a aderir ao regime da C.L.T. para flexibilizar mais tarde as demissões em massa, retirar os trens de circulação e acabar com as ferrovias para atender os barões da industria automotiva internacional e seus prepostos no Brasil. E a greve dos caminhoneiros mostrou como é trágico a uma nação do tamanho do Brasil depender de um Sistema Mono-modal , que prejudica, divide e mata até os próprios caminhoneiros...Como vimos a interferência dos setores patronais na greve e até espancamentos e morte de caminhonheiros assustados com o rumo do movimento. Os trabalhadores precisam é se unir em torno dos seus interesses e o governo precisa sempre respeitar isso. FOI UM ABSURDO A DESATIVAÇÃO DOS TRENS E FECHAMENTOS DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL, Até pelo potencial TURÍSTICO FANTÁSTICO DESTA REGIÃO DO BRASIL.