UM BATEDOR DE CARTEIRAS QUE VIROU EMPRESÁRIO....

Ex-batedor de carteiras que virou empresário conta história em livro

Sila da Conceição relembra furtos do Ver-o-peso e vontade de vencer.

Em 'Danem-se os normais', empreendedor conta como superou pobreza.

O currículo do paraense Sila da Conceição poderia ser o resumo da carreira de um criminoso perigoso: morador de rua, batedor de carteiras no Ver-o-peso e ex-presidiário do Carandiru. Porém, ele fez questão de mudar o seu futuro e, com muita perseverança, o jovem que cresceu nas ruas se tornou dono de uma empresa de táxi. Hoje, aos 63 anos, conta sua história no livro "Danem-se os normais", lançado no último sábado (20) em Belém. "Querer é poder. Enquanto vida você tiver, é sua obrigação correr atrás dos objetivos", relata Sila.

Eu era garoto, jovem, mas não tinha visão para melhorar de vida. Ninguém foi culpado, foi uma escolha minha entrar, e foi escolha sair (do crime). O homem só tem uma cabeça, mas tem várias escolhas"

Sila da Conceição, empresário:-

"Quando eu saí da casa da minha mãe, com 7 anos, eu já saí com o objetivo de melhorar. A primeira melhora que eu queria era liberdade, porque com ela você faz o que quiser. Mas a liberdade tem que ter responsabilidade", relata. "Eu era garoto, jovem, mas não tinha visão para melhorar de vida. Ninguém foi culpado, foi uma escolha minha entrar, e foi escolha sair. O homem só tem uma cabeça, mas tem várias escolhas", conta Sila.

Esta é a segunda vez que a trajetória do empresário vai parar nas páginas de um livro, mas a apenas agora a obra ganha lançamento nacional. "Nós tínhamos um livro, muito pequeno, que ficou entre família, amigos e conhecidos. Nada tão sério quanto este, que foi um trabalho de quatro anos".

Em "Danem-se os normais", Sila conta que viveu momentos delicados, em que se sentiu "na beira do poço". Porém ele faz questão de apontar que cada uma das dificuldades foi uma lição diferente, até mesmo nos 12 anos em que viveu nas ruas de Belém, e teve de aprender a roubar para sobreviver. "O Ver-o-peso é uma escola, assim como a cadeia e o colégio interno. Eu via pessoas meterem a mão no bolso dos outros, então isso foi me chamando atenção. A miséria ao redor de mim era muito grande, e eu queria resolver o problema. Não estou fazendo apologia ao crime, mas eu queria andar bonito, manter minha família. Eu não tenho orgulho da profissão de batedor de carteira, tenho orgulho de mim mesmo", relembra.

Na época, as vítimas eram pessoas descuidadas mas que, segundo Sila, tinham menos possibilidade de sentir falta do que fosse roubado. "Quando eu escolhi bater carteira eu só levava de quem deixava e de quem realmente tinha. Eu vivia na sobrevivência. Você não pensa no remorso. Ladrão eu fui, mas mentiroso, não".

De acordo com o empresário, foi no presídio do Carandiru que ele decidiu mudar de vida (veja vídeo ao lado). "Eu descobri, dentro do Carandiru, que tinha talento. Então pensei 'se eu colocar essa habilidade para trabalhar, só vai dar eu'", conta. "Eu não queria poder de compra. Eu quero ter poder de conquista. Nunca vou me orgulhar de ter dinheiro, carro, um prédio. O que me chama atenção são duas coisas que eu respeito demais: Deus e eu mesmo", pondera.

Com 29 anos, Sila deixou de roubar e passou a trabalhar no Ver-o-peso. "Eu sempre quis mais. Se eu tiver mais, vou dar condição para os outros", avalia. "Eu descobri dentro do Carandiru que tinha talento. Então eu pensei 'se eu colocar essa habilidade para trabalhar, só vai dar eu'".

Longe de ser um guru de auto-ajuda, Sila diz que não dá conselhos - "se conselho fosse bom, venderia" é outra das máximas que ele gosta de repetir" - o empresário diz que a lição que se pode tirar da sua trajetória é que todos tem jeito. "Eu acredito muito no ser humano, e para o homem tem jeito sim. Mas ele precisa pagar o preço que a vida cobrar, lutar por aquilo que quer. A vida vai te provocar situações, mas não podemos desistir nunca. Enquanto há vida, há jeito. Se com um livro eu resgatar uma pessoa, já estou satisfeito", conclui.

Nota do divulgador:- Nunca é tarde para se redimir!!!