MALDADE OU PSICOPATIA, EIS A QUESTÃO
Nair Lúcia de Britto

Em geral, os psicopatas, ou sociopatas, são pessoas insensíveis e amorais que desconhecem sentimentos como  remorso ou gratidão. Mentem e manipulam as pessoas com a maior facilidade. É um transtorno de personalidade incurável, que oscila entre os casos mais graves e os mais leves. “Quanto mais alto for o grau, mais problemática será a pessoa” revelou o psicólogo canadense Robert Hare, em entrevista à revista Veja, em abril de 2009.

Em 1991, ainda recém-formado, trabalhou numa prisão de segurança máxima e percebeu que a punição não causava nenhum efeito a alguns detentos. Foi quando começou a pesquisar por que motivo.Identificou, então, critérios universalmente aceitos para fazer o diagnóstico da Psicopatia  e criou uma escala para medir a gravidade do problema. Nos graus mais leves cometem pequenas maldades em benefício próprio e, nos mais graves, as piores maldades, sem nenhuma piedade ou sentimento de culpa; uma vez que lhes falta a consciência. Daí porque um psicopata não pode ser tratado como um criminoso comum. Segundo opinião médica, nos casos de maior gravidade, há necessidade de mantê-lo num hospital psiquiátrico para que se pesquise a cura e ao mesmo tempo proteger a sociedade.

A psiquiatra carioca, Ana Beatriz Barbosa Silva, esclarece em seu livro Mentes Perigosas que os psicopatas não apresentam uma aparência assustadora, como a maioria pensa. Eles são charmosos, envolventes e sedutores e estão em todos os segmentos da sociedade. “Disfarçam-se em bons políticos, bons religiosos, bons amantes, bons colegas de trabalho... e assim por diante”.
Além de jovens, adultos, idosos, as crianças e animais são vítimas indefesas porque não existe um plano consistente por parte dos órgãos públicos para proteger a comunidade contra esses agressores.
 

MALTRATO AOS ANIMAIS
A jornalista Sylvia Estrella, formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em jornalismo ambiental pelo The Institute for Futher Education of Journalists – Fojo (Suíça) escreveu vários artigos relacionados aos maltratos aos animais que ocorrem
no mundo.
FARRA DO BOI  
Na Farra do Boi, prática desumana, considerada um patrimônio histórico do Estado de Santa Catarina, os participantes se divertem dando pauladas nos bois, enquanto os animais correm aterrorizados por ruas estreitas, cercados por seus algozes. Isto foi proibido desde 1998, mas há informações de que ainda existe, às escondidas.

RODEIOS
Nos rodeios, ainda tão populares, os bois não pulam por vontade própria como querem convencer seus organizadores. A veterinária Júlia Matera confirma que a utilização do sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos produzem dor física e sofrimento mental nos animais.

TOURADAS
As Touradas tiveram início na Grécia entre 2700 a.C e 1450 a.C. Mas a barbárie sobreviveu nos países ibéricos como Espanha, Portugal; e alguns locais da França e do México. “Todos os anos, milhares de touros sofrem uma morte brutal, lenta e dolorosa provocada pelos toureiros.”, revela o site da ANDA.

PROTESTO

No dia 15 de setembro de 2918 ocorreu um protesto, histórico (que se sobrepõe a outros anteriores) do Partido Animalista espanhol (PACMA), contra maltratos de animais, e mais de sessenta organizações espanholas e internacionais que se reuniram na Praça Puerta Del Sol, de Madri, na Espanha, para exigir o fim das touradas.

A maldade sem limites cometidas contra seres humanos e animais pelo desejo mórbido de fazer ou ver sofrer  exige uma providência urgente das autoridades públicas de todo mundo, pois a indiferença sobre esse assunto tão grave e alarmante não procede mais.
 
  
 

Fonte de pesquisa: Revista Veja; Livro Mentes Perigosas, da psiquiatra Ana BeatrizBarbosa Silva; artigos da jornalista Sylvia Estrella, e site da ANDA.
 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 05/11/2018
Reeditado em 09/11/2018
Código do texto: T6495447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.