TAILÂNDIA - A OUTRA FACE DA MOEDA.
TAILÂNDIA – A OUTRA FACE DA MOEDA.
É estarrecedor como somos uma sociedade incoerente. Conseguimos circular, com desenvoltura, da humanidade para a crueldade. Do amor ao ódio. Da solidariedade ao total abandono e desprezo. Vamos do heroísmo a covardia em questão de segundos. Por que será que somos assim ?
O mundo vibra hoje e com razão, a salvação de 14 crianças perdidas e trancafiadas em uma caverna na Tailândia onde, a morte, detinha uma proporção de 95% de vitória por razões óbvias. Mas a morte saiu derrotada pela comoção e solidariedade que levaram mais de 90 mergulhadores profissionais e um sem número de voluntários a unirem forças e em 17 dias resgataram todos os jovens de uma tragédia fatal.
Mas o que dói e não é possível compreender é que essa mesma sociedade não consegue por termo a guerra na Síria, na Ucrânia, no Afeganistão, em vários países da África, etc. Esta humanidade mata por prazer e crueldade fazendo, por exemplo, com que mais de 50.000 pessoas morram, por ano, em acidentes de trânsito pelo país afora, ou mais de 42.000 pessoas morram assassinadas, por ano, no Brasil.
A incoerência é que salvamos uns chorando de emoção e matamos outros rindo com o coração transbordando de crueldade.
A mesma mão que afaga, asfixia e mata … Por que ?
LC