A CLASSE MÉDIA BRASILEIRA É BURRA? OU SÓ RELINCHA?
O crime perfeito: o poder econômico alia-se ao poder político para garantir privilégios e lucros estratosféricos no Brasil.
Como ambos são donos de 99% dos grandes meios de comunicação, ou exercem grande influência neles, não perdem a oportunidade de usar a imprensa para difundir a tese de que a culpa pelo roubo que praticam é do povo brasileiro, que seria corrupto por natureza.
Dessa forma a vítima de roubo e exploração (o povo) é transformada em ladrão de si próprio, em culpado por sua própria exploração, enquanto o fruto desse roubo vai parar nas contas dos citados, não da vítima, é óbvio.
A classe média brasileira repete esse discurso convictamente, como bons papagaios de piratas que são, mas talvez haja nisso um certo sentimento de superioridade intelectual e moral sobre os mais pobres. Para a classe média, a ralé seria a causa dos nossos problemas, a favela seria o berço da criminalidade, os pobres não teriam educação e senso moral, e seriam esses os motivos de haver tanta corrupção em Brasília... Porém eu não conheço muitos ex-favelados que se tornaram políticos, a maioria permanece na favela mesmo... Talvez Lula e Marina...
Jessé de Souza, brilhante sociólogo, afirma que a classe média brasileira é burra. Seria um exagero?