A BUSCA DE ATALHOS INÚTEIS EM N0SSO PAÍS
Para construir uma casa é preciso alicerces, todo o material necessário, os pedreiros e todos os profissionais necessários para isso.
Não adianta atalhos ou tentar construir uma casa a partir do telhado etc...A não ser que vamos improvisar galhos ou fazer uma casa precária para nos abrigarmos temporariamente ou porque, não temos outra alternativa e os recursos necessários e todo o material, óbviamente.
Eu citei uma simples casa, desculpem não falei do Engenheiro, do Arquiteto, do Mestre de obras e nem mesmo do Ajudante de pedreiro, mas, o meu objetivo é com esta analogia, ir a um assunto totalmente diverso.
Conversei outro dia com um amigo, profissional na área de alimentação e, muito observador, ele me falou coisas que fizeram lhe dar razão. Ele citou a situação atual do nosso país e todos os problemas sociais e políticos que estamos enfrentando e, me disse: varias pessoa não querem saber de politica, outros querem que generais deem o golpe e passemos a viver a base de chicote, não acompanham os fatos, cometem erros ao comprar produtos acima do preço, acabam passando por cima dos direitos dos outros cidadãos e alguns falam que não querem votar, não querem saber de politica ou que vão vender o voto...E muitas outras bobagens do gênero.
Ocorre que estes mesmo que agora, quando esta chegando o momento de participaram, votarem, tirar aqueles que acham ruins através do voto, eles se recusam a participar ou vem com desculpas esfarrapadas e idéias inviaveis, porém passando as eleições começam a reclamar, falam que os políticos são ladrões, são corruptos e continuam com suas praticas erradas de sempre, sem contar o comportamento no transito usando celulares, dirigindo sob efeitos de alcool, desrespeitando as leis de transito e colocando as suas vidas e dos outros cidadãos em risco todos os dias.
Precisamos saber o que queremos de fato de nosso país e de nosso comportamento, não adianta acharmos que haverá um atalho e todos os nossos problemas vão se resolver da noite para o dia votando em um determinado candidato ou, se deixando mais uma vez se envolver por falastrões e gente que vende ilusão dizendo que com um fuzil ou pistola na mão vai resolver todos os problemas do Brasil, quem acredita nisso é tão maluco quando os candidatos que agem assim.
O Brasil tem mais de 500 anos de descobrimento, porém não vivemos nem 50 anos em Democracia de fato, Construir um Estado de Direito Democrático demanda tempo, estudo, evolução, manifestações do povo, greves, educação, conhecimento de História e muita participação na vida politica do país. Não existe atalho para isso.
Por erros políticos e ação de pessoas que agiram de forma muito errada, nossos partidos politicos precisam ser reestruturados, repensados e a velha politica do personalismo ou do candidato valente ou papaizão só tem nos levado ao atraso histórico,politico e social.
Pessoas sérias e determinadas a mudar uma realidade e construir um país melhor precisam ter Projetos, Planos que não sejam meros Projetos de Poder, pois isso acaba os levando para os desvios e corrupção mesmo.
Veja a situação dos transportes no Brasil , todos os grupos e pessoas que chegaram ao poder foram até o presente, incapazes de dar resposta para um Projeto de Transporte Multimodal e uma logística envolvendo Ferrovias, Portos Maritimos, Fluviais, Transportes rodoviários, aéreo e infra-estrutura que dê suporte a economia do país e aos transportes do povo de modo geral. Sucessivos governos desde Getulio Vargas até o governo atual, vem aceitando as imposições dos interesses externos nessa área.
A greve dos caminhoneiros que afetou gravemente o Brasil nestes dias de 2018, nos prova mais uma vez o fracasso do modelo adotado no Brasil e decantando pelo Ministro Mario Andreazza da época da ditadura, ele falava assim : "...Governar é construir estradas e encher o Brasil de caminhões e cargas pelas estradas...", em outras palavras: Pra que ferrovia, pra que navegação, pra que metros...Que o povo vire sardinha e os motoristas vão dirigir de barriga vazia.....
Assim, todos aqueles "sonhadores" que acham que a tal "INTERVENÇÃO MILITAR OU QUE UM DEPUTADO DE 30 ANOS no mandato QUE SERVIU O EXERCITO., ,MAS GANHA SALARIO E TEM OS PRIVILÉGIOS DE UM DEPUTADO, VAI RESOLVER SOZINHO OS NOSSOS PROBLEMA Esta enganado e equivocado. O povo deve ser protagonista e participar de sua história.
Se as ditaduras fossem a solução Hitler governaria o mundo até hoje, a Venezuela com o regime militar implantado pelo Coronel Chaves não estaria um cáos, mesmo sendo os maiores produtores de Petróleo do mundo e os Generais do Pentágono dos E.U.A. já teriam fechado o Congresso americano e a Casa Branca do pais mais poderosos do mundo seria um quartel.
Precisamos estudar, lutar, propiciar que os nossos jovens e crianças possam aprender, ficar longe das drogas, investir em melhorar nossas policias, melhorar as condições de nossos hospitais, respeitar idosos, mulheres e crianças...Educar o nosso povo par ao Trabalho e dignificar o trabalho com salários compatíveis e dignos.
O que as forças armadas e os militares precisam é o que nós precisamos Equipamentos a altura, aviões, navios bons, armas novas, recursos para treinamentos adequado,bala suficiente,centros de pesquisas e estudos e salário dignos como todos os cidadãos e profissionais precisam no Brasil.
Temos senadores, deputados cassados e presos e até um ex presidente na cadeia, isso prova que o MP, a Policia e a Justiça esta fazendo a sua parte, é o que todos nós devemos fazer....Não é pra ficar agredindo o Lula que ex presidente da Republica, pois ele já esta sendo punido, mas também não podemos ficar desafiando leis ou enchendo o saco de generais que estão cumprindo o seu papel constitucional...Precisamos aprender a construir a cidadania e o respeito mutuo e sem atalhos e oportunismos que a nada levam.
Precisamos evoluir nossa nação, não transforma-la numa republiqueta das bananas. OU EVOLUIMOS OU REPETIREMOS OS ERROS DO PASSADO E CONTINUAREMOS A PATINAR EM NOSSO HISTÓRIA.