Estamos venezuelando o Brasil
Estamos venezuelando o Brasil
O que estamos vendo no Brasil, sobre a paralisação dos caminhoneiros, representa o que o Brasil tem experimenta, a fragilidade da gestão como um todo. Isso é apenas a gota que transborda.
Esse é o resultado de um Brasil de barganhas, de políticas viciadas, de malas de dinheiro.
Pouco tempo atrás foi o aumento de passagem de ônibus que provocou uma paralisação nacional. Desta vez foi o aumento do combustível.
Amanhã, a morte de pessoas nas filas de espera de UTI, em seguida a violência e milícias. E assim sucessivamente.
Tomara que não, que se aprenda a administrar com profissionalismo e honestidade. Isso é o mínimo que se espera.
O Brasil está um caos, isso está latente, está claro até para os mais leigos e desinformados. Apenas o poder não percebe isso. Não é conveniente perceber. Os interesses são outros.
Não se tem profissionalismos e competência. São uns amadores no poder. Vejam o exemplo da câmara, Senado e Governo nessa semana. Cada qual cometendo a sua cota de amadorismo, irresponsabilidade e incompetência.
Isso que estamos vivendo hoje, é apenas uma pontinha do iceberg. O Brasil está inteiro na UTI, e os governantes fecham os olhos. A falta de competência está endêmica, generalizada. Não é exceção, mas sim a regra.
Exemplo: em Goiânia, sabemos o sistema de saúde está um desastre total, pessoas agonizando em busca de serviços médicos, várias mortes de pessoas à espera de UTI. Na contramão, está veiculando nas mídias, propaganda da prefeitura informando sobre saúde organizada, inaugurando postos de saúde e que está tudo muito bem obrigado. Ora... enganar a quem???? Porque não usar a verba da propaganda e ajeitar a casa? A propaganda dos bons serviços é natural.
O Brasil está frágil, doente, capenga. Isso não é justo, não é honesto, não é possível. Não para um Brasil com toda sorte de riqueza. Não para um Brasil que produz quase todo combustível que consome, não para um Brasil que exposta alimentos e matérias primas para boa parte do mundo.
Não é justa a sangria de dinheiro na corrupção, na má gestão, nos desvios, no amadorismo.
Dinheiro não tolera abusos e farra. Ele é implacável. Se usar mal, acaba. E a conta acaba ficando cara demais, é cobrada de todos nós.
Precisamos urgentemente de profissionalismo e probidade e não de aumento de impostos. Precisamos de gestores profissionais, técnicos e não políticos. Precisamos de leis que sejam cumpridas e não proteladas indefinidamente. Precisamos de um Brasil honesto, ético e profissional. Só isso. E isso depende de todos nós. De mim, de você, de nossos vizinhos... Todos nós.
Talvez isso nos sirva de lição, talvez nos ensine a votar. Talvez aprendamos a votar em pessoas profissionais e éticas para defender nossos interesses. Talvez esse seja o momento de uma reflexão mais profunda de todos nós. Não somos meros espectadores que que estamos vivenciando, mas sim agentes ativos, participantes de tudo isso. Somos os atores desse filme.
Uma reflexão que devemos fazer: ao contratar uma pessoa para trabalhar em nossa casa, em nossa empresa, escolhemos os melhores, os honestos, os capazes. Porque contratar nossos representantes de forma diferente? Simples assim.
Talvez nos acordemos antes que o Brasil seja de vez venezuelado.
Boa parte dos venezuelanos estão fugindo e se exilando no Brasil. E nós, vamos para onde?