OS MAIORES ROUBOS DA HISTÓRIA - hackers russos

Entre 2014 e 2016, um time de hackers da Rússia roubou quantia estimada em 650 milhões de libras esterlinas (cerca de 2,8 bilhões de reais em novembro de 2017) de diversos bancos ao redor do planeta.

Por meio de malwares (softwares destinados a se infiltrar em computador alheio de forma ilícita com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações confidenciais ou não) e phishing (fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir fotos e dados pessoais ao se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando comunicação eletrônica) para invadir sistemas bancários, o grupo estudou as operações e rotinas dos bancos. Chegaram até a acessar webcams e sistemas de monitoramento de segurança. Eles transferiram dinheiro para contas frias e programaram caixas eletrônicos para saques em dinheiro em horários específicos.

Sem retirar mais que 80 milhões de libras de uma única vítima (344 milhões de reais em novembro de 2017), a gangue roubou cerca de 100 bancos de trinta países. Até hoje ninguém foi preso.

- -

Notas:

- Este texto traduzido é um trecho de matéria produzida pelo jornalista Hugo McEwen. Publicada no jornal "The Daily Telegraph" na data de 23/03/2017, trata de crimes verídicos. Outros trechos, com outras histórias serão traduzidos e publicados periodicamente. O texto completo, em inglês, pode ser acessado neste link:

http://www.telegraph.co.uk/films/going-in-style/seven-greatest-real-life-heists/

- Se você quiser receber o texto integral em arquivo PDF, envie e-mail para gabrieljaboticabalcontato@gmail.com.