INTERVENÇÃO NO RIO
INTERVENÇÃO NO RIO
A pergunta que corre solta e não quer calar no momento atual é a seguinte : será que a intervenção federal no Rio de Janeiro vai dar certo?
Como é sabido, a tarefa não é tão fácil assim, visto que a maior dificuldade a enfrentar seria o crime organizado, que domina o tráfego de drogas, assaltos a caminhões de carga, explosão de caixas eletrônicos, contrabando de armas e controle absoluto de rebeliões nos presídios.
Muitíssimo bem e superiormente armados que a polícia, os chefes de tráfego dominam totalmente as favelas, exercendo sobre as mesmas um domínio territorial absoluto, além da total influência político/econômico, além da disputa hegemônica com as milícias, com as quais hoje são parceiros.
Desde sempre, os chefões formaram um estado tirânico paralelo que impõe sua doutrina e leis próprias por meio de extorsão sobre serviços de TV a cabo, gás e luz, além de aplicar sentenças de execuções para quem desobedeça ou desafia.
Por outro lado existe grupos de bandidos não organizados praticando assaltos, furtos e roubos carregando revólveres e facas, além de promover arrastões não somente nas praias mas também em túneis e vias públicas,principalmente com ataques a turistas e transeuntes, num prazer maior e sadismo, agredindo e espancando e até matando suas vítimas.
Vamos aguardar e torcer para que a intervenção federal alcance êxito.