O “LE MONDE” ESTÁ COM A RAZÃO?
Prólogo
"A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios." – (Barão de Montesquieu).
"Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas." – (Alexandre Herculano).
UMA MATÉRIA PREOCUPANTE
O jornal “Le Monde”, periódico francês, lembra que os escândalos de corrupção no país são dignos de um filme de segunda categoria, e que a imunidade parlamentar é instrumentalizada com um “grande cinismo”. Há alguns meses das eleições, resume o jornal, o Brasil mostra a imagem de uma sociedade de castas, onde os dirigentes não obedecem às mesmas leis que os miseráveis, o que é indigno e perigoso para a maior democracia da América Latina.
Depois que li este fragmento da reportagem do “Le Monde” fique deveras preocupado! Se o periódico francês, um dos mais respeitados jornais do mundo, estiver certo estaríamos diante de uma iminente revolução brasileira? Assim como ocorreu na França com a queda da Bastilha em 14 de julho de 1789? “O Brasil é uma democracia em decadência”, diz "Le Monde".
PRECISAMOS ACORDAR DESSE MEDONHO PESADELO
É Fato! A sociedade brasileira está sob forte e medonha provação! Desde 1994, recrudescendo depois de 2002, até hoje... Houve o escândalo do “mensalão”, o "impeachment" da Dilma Vana Rousseff, o enfraquecimento e quase quebra da Petrobras; muitos parlamentares sendo investigados por desvios de condutas (alguns já condenados e presos), alto índice de desemprego e violência progressiva; caos na saúde e segurança públicas; ex-governadores e outros politiqueiros envolvidos em diversas falcatruas.
Estamos acompanhando: Alguns Estados da Federação estão quebrados (fazendo o pagamentos do funcionalismo parcelado); o ex-presidente Lula processado (Outros processos estão em andamento) e condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva; altas autoridades dos três poderes se digladiando diante da sociedade incrédula, atônita e assustada com esse exemplo negativo e tantos outros problemas que atingem diretamente a sociedade.
CONCLUSÃO
A sociedade precisa ACORDAR DESSE MEDONHO PESADELO, fazer preces e mais preces pelo povo brasileiro, para que, mesmo diante das inúmeras dificuldades tais como: desemprego, insegurança pública e caos na saúde, que atingem nossa Pátria, não nos transforme numa Etiópia, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Venezuela, Cuba ou Coréia do Norte.
Queremos e precisamos acreditar na possibilidade de um Brasil desenvolvido, mais justo, mais fraterno e mais solidário. Com essa crença e força do trabalho faremos valer, para o mundo enxergar, o belo dístico “ORDEM E PROGRESSO” de nossa tão soberana e altiva Bandeira Nacional, cujo drapejar vigoroso nos lembra os espíritos iluminados e altaneiros dos nossos ancestrais honestos e incorruptíveis.
_________________
NOTAS REFERENCIADAS
– Imprensa falada, escrita e televisiva;
– Textos avulsos, livres para consulta, da Imprensa Brasileira;
– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.