O Brasil é vermelho
O Brasil é vermelho
Para melhor poder entender esse nosso artigo, primeiramente temos que voltar no tempo e, resumidamente, saber as proposições de Carl Marx no seu livro O Capital e as de dois dos seus principais seguidores que foram Leon Trotsky e Antônio Gramsci.
Em vista de uma suposta escravização por parte dos patrões a classe trabalhadora denominada de proletários, Marx, propunha que os meios de produção deveriam ser tomados pela força das armas e através de uma revolução os trabalhadores passariam a administrar as fábricas e chegariam ao poder do país.
Leon Trotsky, fez essa revolução na Rússia de Stalin e Lenin onde além da morte de milhares de pessoas ainda foi destruido praticamente todo o complexo industrial.
Antônio Gramsci, mais intelectual que guerrilheiro, depois de colaborar com o socialismo de Mussolini na Itália, foi preso pelo mesmo e na prisão começou a formular teorias de que a tomada a força dos meios de produção para a instalação do socialismo não dava o resultado esperado.
Disse então que a tomada dos meios de produção e do poder deveriam ser de forma pacífica sem derramamento de sangue e sem perdas materiais. Dessa forma, os socialistas deveriam se infiltrar e assumir o comando de todas as organizações sociais, de trabalhadores, das minorias, nas forças armadas, nos partidos políticos, nas escolas e universidades e nos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Agora perguntamos, você tem alguma dúvida de que o Brasil é vermelho?
Se você ficou em dúvida, convidamos a ler nosso outro artigo Marxismo Teoria e pratica, postado neste Recanto.