NÃO PERCA SEU TEMPO COM MENTES OBLITERADAS

Prólogo

"Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.” – (SIC) – (Mateus 7:6).

NÃO SE TRATA DE EGOISMO, MAS DE PURA RACIONALIDADE

Não desperdice sua cultura, seus conhecimentos, com pessoas que não vão absorver nada do que você disser e/ou escrever. Isto é lamentável e poderá ocorrer por desídia, crença diferente, ou porque não querem evoluir pela descrença de que informação e comunicação são armas poderosas para o progresso.

Os animais irracionais não são (seriam) capazes de apreciar o valor de uma iguaria. Semelhantemente, eles jamais podem apreciar a beleza e o valor de uma pérola rara em forma de ensinamento. Do mesmo modo, uma pessoa ignorante nunca compreenderá um conselho edificante ou um escrito proficiente.

Nas redes sociais encontramos vastos exemplos do desinteresse pelos sábios ensinamentos, por textos magníficos e mensagens outras tão belas quanto o esplendor do arco-íris. Claro que na "web" encontramos também muitas bobagens, sandices, memes e piadas grosseiras, às vezes, hilárias. Essa diversidade de entendimento e comportamento faz parte do ser humano.

Há, também, usuários (internautas) que mostram sua falta de interesse nas coisas espirituais e nos bons ensinamentos. Essas pessoas não são obrigadas e tampouco devem ser forçadas a aprender. Elas fazem uso do livre-arbítrio e devem ser respeitadas pelas suas escolhas.

CONCLUSÃO

Enfim, posso concluir que admoestações e ensinamentos publicados, mesmo bem-intencionados, não transformarão um néscio em um sábio nem um cão em um cordeiro. Há certas pessoas que são incapazes de perceberem o óbvio, mas, sempre há uma explicação para isso.

Pode ser que suas mentes estejam obstadas para as coisas boas; provavelmente tenham a capacidade de compreensão embotada por suas limitações gritantes e trivialidades que recobrem com um véu escuro seus sentidos.

Ou, quiçá, estejam momentaneamente cegos por uma espécie de fanatismo (estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema) não necessariamente religioso; possivelmente sejam zombadores por natureza, especialmente frente a tudo o que é bom, cabal, fiel e verdadeiro.

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Bíblia Sagrada – Mateus 7:6;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.