ENCORAJAR PARA O PROGRESSO
Prólogo
Este texto tem como escopo, estabelecido como meta principal, encorajar e incentivar um casal simpaticíssimo. Minhas palavras NÃO SÃO e tampouco pretendem ser um incentivo ao abandono de familiares, amigos, da nacionalidade e/ou do patriotismo, mas, ENCORAJAR PARA O PROGRESSO!
Este texto deverá interessar sobremaneira a todos aqueles que possuem “aquilo roxo” (parodiando o ex-presidente Fernando Affonso Collor de Mello) e potencial para isso.
Ao se decidir mudar para os Estados Unidos da América - EUA esse casal de comprovada determinação foi ousado, mostrando atitude positiva e comprometimento com o progresso. Os obstáculos a serem enfrentados serão imensos: As divergências socioeconômicas, o clima, os usos e costumes, o idioma, a saudade dos parentes e amigos. Tudo pesará em desfavor do nobilíssimo casal e filhos, mas, encorajo-os escrevendo verdades incontestáveis.
Creio que o mais forte obstáculo que esses pretensos futuros emigrantes enfrentarão será a saudade. Lembro-me como se fosse hoje... Certa ocasião, como um mensageiro da paz e conciliador, eu tive a felicidade de conversar com esse casal para ensinar dizendo:
"O segredo para uma longa união interpessoal está no aprendizado do dia a dia, aprendendo um a conviver com os defeitos do outro. Mas, para ser feliz mesmo é necessário não se afeiçoar à matéria, tampouco se apaixonar e jamais sentir saudade!".
A PELEJA PELA REALIZAÇÃO DOS SONHOS
Todos sonhamos com o progresso, mas poucos são os que vencem as dificuldades (reais e imaginárias). Isso ocorre, quase sempre, por falta de vontade, incentivo positivo, coragem e determinação. No mundo massificado e competitivo de hoje não há mais lugar para os bons.
Hoje as melhores vagas e colocações pertencem não necessariamente aos mais qualificados, ou aos beneficiados por trocas de favores, às vezes, escusos, mas, quase sempre aos que somam às excepcionais qualificações... Ousadia, determinação e compromisso vocacional. Só vence quem for guerreiro. Só contará a história bonita o vencedor!
AS INTERCORRÊNCIAS DA VIDA MATERIAL
As intercorrências da vida material ou nas relações interpessoais são mutantes e é por isso que todas as pessoas determinadas precisam encarar outras estradas e novos desafios cada vez mais difíceis, com inúmeros obstáculos para valorizarem mais e mais seus progressos. No exterior – Europa ou mesmo nos Estados Unidos da América – as chances são maiores porque lá as pessoas têm as mentes mais abertas e o reconhecimento dos valores pessoais e profissionais são mais justos.
Claro que em quaisquer países encontramos pobreza e divergências de níveis sociais, mas não tão gritantes igual ao Brasil. O nosso país (Casa da mãe Joana) está infestado de larápios em todas as categorias, principalmente entre os endinheirados e políticos de caracteres vis. No Brasil ninguém respeita ninguém e a violência urbana não garante o direito de ir e vir das pessoas de bem.
As leis fracas, eivadas de recursos procrastinatórios, elaboradas por desidiosos politiqueiros do Poder Legislativo facilita sobremaneira o avanço calamitoso das desigualdades sociais. Os homens de bem, que poderiam fazer algo, silenciam, nada fazem para corrigir essas distorções. Ninguém quer se envolver estribado na danosa conveniência pessoal e funcional ou alegando a independência entre os poderes.
Em nosso sofrido povo até a esperança já está no fim porque seus espíritos assomaram uma certeza: “Ordem e Progresso” só existe no Pavilhão Nacional. Em um país com tantas deformidades sociais só vence quem for guerreiro. Só contará a história bonita de superação os vencedores.
Restará aos acomodados e derrotados os lamentos, as invejas crescentes, as tentativas frustradas das transferências das suas dores. Eu tenho uma certeza: Um dia esse casal ousado e determinado poderá contar bonitas histórias para seus netos. As histórias dos vencedores.
CONCLUSÃO
O acomodado, aquele que não tem determinação assemelha-se ao viciado ou alcoólatra, que aprecia sobremaneira seu vício (ou doença), mas não gosta das consequências. Arrepende-se no dia seguinte, pede desculpas pelos vexames causados. Esse desafortunado roga que lhe tirem o mal-estar (ressaca), mas quer continuar viciado, bebendo, doente.
Há muito tempo aprendi uma lição a duras penas e sofrimentos medonhos: Em quaisquer empreitadas que enfrentarmos as dificuldades que se nos apresentarem são oportunidades para nos superamos. Alguém duvida disso?
As pessoas não fazem nem um esforço para morar bem. A vida passa por esses infelizes como um sopro. Eles dificilmente perceberão que vegetaram na mesmice de suas vidas medíocres e desprovidas de emoções, melhores expectativas. Os acomodados preferem viver da caridade dos parentes mais próximos ou dos amigos, ou das instituições próprias para esse fim.
Os miseráveis acomodados se contentam com as migalhas que lhes dão não por serem humildes e por não gostarem de conforto, mas, porque é mais cômodo vegetar, pedir e nada fazer por seus progressos e independências.
Enfim, eis a verdade incontestável: Só vence quem for guerreiro. Só contará a história bonita, florada e perfumosa o vencedor. O derrotado apenas chora e se lamenta para todos. Às vezes, esse acomodado consegue, com suas lamúrias, transferir sua dor.