"Desculpe, o senhor já faleceu" (mensagem da Previdência para beneficiário no Canadá)

THE CANADIAN PRESS

Para o jornal "Toronto Sun"

17/10/2017

Um cidadão do estado de British Columbia que perdeu recentemente a mãe, luta agora por sua própria vida. Ele está legalmente morto devido a uma confusão burocrática.

Bryan Kupiak, 65, residente na cidade de Kamloops, estado de British Columbia, está vivo e bem. Ocorreu, porém um incidente: de algum modo seu número de seguro social foi substituído pelo da mãe dele, após ela ter falecido em setembro. O atestado de óbito foi emitido com o nome dele.

O equívoco prejudicou o acesso de Bryan ao dinheiro da pensão. Ele teve que correr contra o tempo para que suas contas bancárias, carteira de motorista e outros documentos importantes e serviços não fossem comprometidos.

Bryan tem mantido contato com o governo e disse que o processo tem sido bastante estressante. Foi informado a ele que a resolução do problema poderia levar um mês ou mais. Um telefonema entre ele e um funcionário do Departamento de Previdência ilustra bem a situação. "Perguntei: 'e então, meu amigo, estou vivo ou morto?'. Ele respondeu: "O senhor já é falecido".

Bryan diz que a situação é especialmente difícil de lidar, devido à dor da perda recente de sua mãe, de 87 anos.

- Link para matéria original, em inglês:

http://www.torontosun.com/2017/10/17/service-canada-to-bc-man-sorry-youre-dead

(tradução: Gabriel L. Trizoglio)