A POLITICA COMO CONCILIADORA DA SOCIEDADE
A POLITICA É UM ARBITRO CONCILIADOR DA SOCIEDADE, seus debates, suas propostas e sua resposta nas urnas e a continuidade dos debates, proposta e responsa nas urnas de forma continua em um democracia, faz com que a politica, seja arbitra conciliadora da sociedade e seus interesses.
Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.
Significado de Política - O que é, Conceito e Definição
https://www.significados.com.br/politica/
A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Portanto, podemos chegar a um ponto em comum ao afirmar que a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social.
Embora se afirme que gregos e romanos tenham criado a política, com destaque para a obra “Política” de Aristóteles, não podemos negar a existência de relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. De fato, gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político.
De certa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social. O agente máximo que garante essa estabilidade é o Estado. O poder político, exercido pelo mesmo, está diretamente relacionado ao direito de coerção e uso legítimo da força física. Assim, para garantir os interesses da sociedade em geral, o Estado pode, de forma única, utilizar a forma coercitiva. Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel afirmou que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder, além disso, segundo ele, os fins deveriam justificam os meios, isto é, para a finalidade da ordem, soberania e bem-estar social, o Estado poderia usar a força física de forma legítima.
A ciência política é uma área do pensamento destinada a estudar os modelos de organização e funcionamento estatal. No âmbito acadêmico, essa área do conhecimento se institucionalizou particularmente nos Estados Unidos, com desdobramentos para a Europa Ocidental. Após a crise das democracias representativas, a difusão da política como uma ciência ocorreu em vários países do Terceiro Mundo.
Melhor resposta: Dois conceitos, a forma que era, e a forma que deveria ser. O primeiro conceito, ou seja a forma que era, para Rousseau, a política de sua época era um contrato corrupto, onde visava os interesses da burguesia apenas, garantindo para os mais poderosos a propriedade privada, o que para ele resultava como o desamparo de muitos, já que a propriedade privada era nada menos do que uma contradição, pois a terra a todos pertenciam, e dela tirar um pedaço e dizer "é meu!" é totalmente anti-natural.
O Estado então seria apenas para reprimir os desamparados que reivindicasse a partilha da terra, e para garantir o maior enriquecimento dos já ricos.
Mais tarde Marx definiria o Estado como o "comitê da Burguesia"! O segundo conceito, de como deveria ser, ou seja, a política deveria seguir o molde natural, onde tudo seria de todos, e o governo da mesma forma, presidido por todos, sem ter ao menos um representante, já que todos governariam. Esta forma de governo, seria a forma usada pelos antigos (gregos), ou seja, a democracia pura, que para os mesmos antigos, éra uma reprodução da liberdade, poder participar do governo sem ser representado.
Rousseu nesta sua ideologia, convida aos seus contemporâneos a quebrarem o contrato atual e seguirem os moldes por ele considerado naturais. Em sua época, Rousseau expressou bem essas idéias, em seus livros: "O bom selvagem" e o "Contrato Social". Espero ter ajudado! Abraço!!