IRLANDA DO NORTE: O muro está sendo demolido

Michael McHugh

Jornal Irish News

20/09/2017

Um muro de segurança que mede três metros e divide unionistas e nacionalistas (1) já por quase três décadas no oeste de Belfast, capital da Irlanda do Norte, está sendo derrubado. Situado entre a rua Springfield e a avenida Springhill, foi levantado em 1989 para proteger residentes e uma base da polícia. Os organizadores do projeto informaram que os moradores das imediações apoiaram a demolição, graças à relação de amizade construída entre eles nos últimos anos.

Seamus Corr, coordenador de um dos projetos que visavam o fim da barreira, relatou: “a remoção destas paredes é um passo significante para a comunidade local”. Trata-se mais do que somente mudar o visual da área. Este gesto demonstra que a população está se esforçando para realizar uma mudança positiva. “A queda do muro não é um tiro inicial nem um ponto final, mas um marco significativo para o futuro”. O coordenador promete ter eliminadas todas as centenas de barricadas em 2023.

Pesquisadores descobriram que há pessoas que defendem a necessidade desta barreira, alegando que ela os protege contra o ataque do “outro lado”. No entanto, sob os muros acontecem também atos de violência entre moradores dos dois lados. O projeto de remoção mais recente recebe assistência de um fundo nacional, que existe justamente para administrar estes “muros da paz”. O presidente, Dr. Adrian Johnston, disse: “não há mais razão de existir barreiras físicas e separação numa sociedade em que cidadãos que estavam em lados opostos estão agora reconciliados. Apesar de ainda não termos chegado neste ponto, a vontade de maior parte da população em remover esta parede divisória demonstra um desejo de mudança. Essa vontade mostra o que pode ser alcançado através de uma liderança forte e o comprometimento dos munícipes que moram mais próximas do muro”.

Ele disse que as pessoas preocupadas com a remoção da barreira tem este sentimento gerado justamente pela presença desta. “Através deste nosso programa, temos trabalhado com os locais para assegurar-lhes um futuro positivo”.

---------------------------------------------------------------

Nota:

(1) Unionismo: na Irlanda do Norte, ideologia a favor de união política entre Irlanda e Grã-Bretanha. A maior parte dos Unionistas é de religião protestante, ao contrário dos Nacionalistas, em que a maioria é de católicos.

- Link para matéria original em inglês:

http://www.irishnews.com/news/northernirelandnews/2017/09/20/news/west-belfast-wall-separating-unionists-and-nationalists-is-being-dismantled-1141799/

(tradução: Gabriel L. Trizoglio)