É SÓ CONFUSÃO..II.
 
Não bastasse a ascensão de Trump, como mandatário de Washington, via Casa Branca, com suas maluquices e destemperos que nos causa perplexibilidade, temos um governo da Venezuela- com um Maduro- filhote de seu antecessor Chaves, fazendo misérias com o povo e transformando o País vizinho em uma republiqueta de bananas. E, com isso causa também uma inquietação não só para a América Latina, mas ao mundo.
Nota-se que esse país –agora com um governo até censurado pela ONU, ante tantas mortes e violência, não vai bem e está se transformando numa preocupação até no Brasil, pois faz fronteira pelo norte e por aqui – onde já tem imensos problemas de ordem institucionais e internos- está-se recebendo –via Roraima- refugiados venezuelanos que não conseguem nem emprego, pois já temos mais de 13 milhões de desempregados nativos e em sua maioria, com baixa escolaridade e sem mão de obra qualificada ...como um flagelo de repercussões ainda incalculáveis.Os qualificados também estão à deriva. Nossa economia está parada...Por aqui o abacaxi já é enorme para ser descascado e agora somam-se os venezuelanos, sem lenço e sem documentos...Um caldo de cultura trágico.
A Venezuela está num caos sem precedentes e não se sabe o dia de amanhã, com esse maluco de Maduro que não tem condições de ser um autêntico chefe de Estado e jamais terá o carisma de seu falecido e folclórico “mestre” já falecido. Maduro manda e prende, sem governar com naturalidade e competência. Criou um fato novo, via Constituinte, colocando até sua família nesse grupo fajuto para dar destino ao país, e, por outro desclassificando a representatividade dos legisladores, que foram literalmente afastados. Ninguém sabe...como será o dia seguinte.O judiciário também está dominado...
Essa política de “está tudo dominado” cheira exatamente aquilo que ninguém quer: ditadura e desgoverno que só se preocupa em prender opositores, impiedosamente, com extrema violência...fato que nos inquieta e se desestabiliza a frágil governança na América Latina ...lembrando o velhaco chavão de “república de bananas”.
Nem mesmo Cuba, com o presidente Castro,sucessor e irmão de Fidel, se arvora em apoiar esse maluco, que pensa que reina e jamais governa. Todo dia é um espetáculo de repressão.
A Venezuela está para mais uma guerra civil e vai mais para longe da democracia, como a Terra está para Júpiter.
Se falta até mesmo  papel higiênico naquele país...quem vai solucionar essa  higiene venezuelana? Ninguém quer pagar essa conta. Problema doméstico que já preocupa o mundo.
Triste fim de um país que é cheio de petróleo, ouro negro, e nada produz. Nem governo, nem povo são ricos. Sua existência é uma quimera pois – não será nunca um Catar, no Oriente Médio, que se dá ao luxo de comprar(escandalosamente) jogador de futebol brasileiro para se exibir na França...outro escárnio aos olhos da miséria de muitos países e com um mundo cheio de refugiados, sem lenço e sem documentos. Um escárnio a céu aberto. Com tais sandices...estamos todos ferrados. Se Catar dá pão e circo ao mundo, com petróleo e riquezas...a Venezuela proporciona com “seo” Maduro mais merda no ventilador...a todos indistintamente.
Assim caminha a humanidade. E, sai de baixo “meo” irmão.