A ERA PÓS-MODERNA E A CIBERCULTURA

A era pós-moderna trouxe novos desafios e perspectivas. A cibercultura iniciou com a comunicação através de computadores. O termo cibercultura tem diversos significados, mas podemos dizer que vem da relação entre o meio sociocultural e sociedade. O período que se vive atualmente pode ser entendido como um período em que a mudança e a informação chegam a um ritmo intenso, difícil de ser controlado ou medido inteiramente. Por isso, há várias nomenclaturas para o presente momento. Alguns chamam esse período de pós-modernidade (HARVEY, 1989), Era da Informação (LYON, 1992), Sociedade do Conhecimento (LÉVY, 1994), ou então Sociedade em Rede (CASTELLS, 1999).

Com a era da informação surgiu o florescimento de movimentos sociais e revolução das tecnologias de informação, tendo a informação como a matéria prima fundamental para esse processo. O mundo pós-moderno trouxe mudanças no ambiente familiar, escolar, trabalho e em tudo que rodeia a sociedade. Um bom exemplo de mundo pós-moderno são os simples costumes adquiridos como ir a um restaurante e fotografar comida e divulgar aos amigos em tempo real, você difunde a mensagem e recebe confirmação de aceitação ou negação em poucos segundos. Os celular, os tablets, smarthphones, no atual conjuntura pós moderna interligam pessoas de todos os lugares através de um simples acesso à rede digital. Isso gera um crescente acesso a mais informação, mas acarreta consequências, como por exemplo, a dependência epidêmica das redes sociais. Outro ponto importante é que qualquer um pode utilizar blogs; emails; chats para disseminar informação.

Com a pós-modernidade é facilitado o acesso à informação armazenada em diversos locais como o fato de você poder comprar via internet ou em uma livraria livros do Marx, Freud, Nietzsche ou apenas fazer download via internet. Assim como se ganha com esse acesso rápido a informação também se perde, afinal, nossa mente não é capaz de processar todas as informações em pouco tempo e com isso nos tornamos menos críticos, o ambiente escolar atual passou por mudanças, o aluno vive em um contexto virtual e trás para escola todos os tipos de mídias ao qual tem acesso e com isso acaba não prestando atenção nas aulas. Podemos dizer que há imediatismo na juventude pós-moderna. Para Harvey (2004, p.22) a transitoriedade das coisas dificulta a preservação de todo sentido de continuidade histórica justamente porque o aprendiz da sociedade pós-moderna não sabe mais separar sua vida on-line e off-line.

Alguns costumes foram aderidos com a cibercultura, como o fato de ter uma linguagem própria da internet e páginas ou sites que produzem o próprio conteúdo. Com isso pode-se determinar vertentes do comportamento de cada usuário, pois existe uma variedade imensa de conteúdo. Alguns só produzem informação, outros buscam somente o entretenimento e há quem utilize ambos para disseminar mais informação e ao mesmo tempo ser um site de entretenimento, assim o leitor volta com mais frequência por ser um local onde ele pode se divertir e encontrar informação, mas vale frisar que grande parte das informações publicadas em blogs não tem embasamento cientifico. De acordo com o Manuel Castells (1999):

(...) a cultura é mediada e determinada pela comunicação, as próprias culturas, isto é, nossos sistemas de crenças e códigos historicamente produzidos são transformados de maneira fundamental pelo novo sistema tecnológico e o serão ainda mais com o passar do tempo. (Castells apud Oliván, 1999. p. 414)

Com isso, Castells quer dizer que as novas mídias de comunicação são independentes dos veículos tradicionais, já que produzem a própria imagem e conteúdo e por consequência interagem diretamente com o emissor e receptor. Assim, qualquer pessoa que tem acesso à informação tem direito de expor o ponto de vista. A cibercultura criou o que chamamos de “Mídia do cidadão” onde qualquer um pode produzir conteúdo, reciclar o conteúdo e distribuir.