O PSICOPATA VIVE AO LADO

Miguel Lucena

Os números são subestimados, talvez pelo receio de que cheguemos à triste constatação de que muitos de nós tenhamos o transtorno de personalidade antissocial, conhecido popularmente como psicopatia.

Quando se fala em psicopata, vem à mente a ideia de um estripador ou um Hannibal Lecter, como no filme O silêncio dos inocentes, ou um assassino em série que sai matando pessoas em diversos lugares, para aliviar a mente de seus traumas.

Os psicopatas, no entanto, caminham entre nós, são colegas de trabalho e escola, bons vizinhos, pessoas atenciosas e calmas, senhores de meia idade que gostam de fazer agrados a criancinhas e homens distintos que abrem a porta do carro para as senhoras.

O traço principal do psicopata é a ausência de sentimentos. Ele não tem empatia com ninguém e seu interesse visa apenas à consecução do objetivo almejado.

O psicopata usa artimanhas diversas para atingir seus interesses. Rasteja, bajula, persegue, faz assédio moral, tortura psicologicamente, realiza todo tipo de indignidade e ainda atribui a culpa a terceiros ou à própria vítima.

A importância do ser humano para o psicopata é apenas servir de instrumento para que ele obtenha o que deseja, depois ignora completamente aquele que o serviu e parte para vampirizar a vítima seguinte.

Quando está com fome, balança o rabo como cachorro, rasteja como cobra e esfrega o cachimbo feito cadela, mas some às vezes para sempre e nunca mais faz contato com o dono da comida após saciar a necessidade.

Os psicopatas violentos são conhecidos, as cadeias têm 25% deles no total de presidiários, mas há os que vivem nos altos escalões dos negócios, do serviço público e da política, onde pululam aos montes.

Eu tive o desprazer de conhecer alguns, mas acabei me vacinando e espero nunca mais ser usado por ninguém, embora isso nunca seja garantido.

Quando uma criança começar a fazer maldades contra animais e um adulto praticar violência arbitrária, mesmo psicológica, sem justificativa, fique atento aos sinais porque você pode estar perto de alguém com o transtorno de personalidade antissocial.

Miguezim de Princesa
Enviado por Miguezim de Princesa em 05/05/2017
Código do texto: T5990590
Classificação de conteúdo: seguro