QUEM É O PATRÃO ?
Há uns 20 anos ouvi do dono de um dos Laboratórios Farmacêuticos nos quais trabalhei que “o meu Patrão é o Mercado”. Achei aquilo genial !
Passado um tempo notei que se Jobs e Gates pensassem assim também nós não teríamos tudo o que eles criaram. Eles criaram um Mercado !
Se acionistas resolverem deixar de investir na Empresa que eu trabalho... se o dono dela resolver fechar... se meu chefe imediato não gostar de mim, ou for incompetente... se meu concorrente for muito melhor que eu... se eu não me adaptar à minha Equipe, etc, etc, etc... ou tudo isto junto, ou ao contrário, terei mudanças na minha vida profissional.
Afinal, quem é o Patrão?
Aquela famosa frase que ouço em quase todas as Reuniões, há décadas, que fala sobre “equilibrar vários pratos ao mesmo tempo”, reflete bem o que penso. Precisamos equilibrar vários “patrões” ao mesmo tempo. E ao mesmo tempo precisamos manter o Equilíbrio.
Sempre que tenho oportunidade de conversar com um neófito cito que PRIORIDADE é a chave. Eu já fui da tribo que faz tudo 100% correto, mas não toma café com o chefe. E já paguei o preço... Nestes 36 anos de vida profissional já circulei em várias tribos. E aprendi muito.
Girar os pratos. Ver qual está com o risco de cair. Parar para o café quando todos estão rodando.
Não são regras. Pois apesar da Sociedade adorar nos dar regras ela também exige ousadia. Então busco conviver com o Patrão. Entender o Patrão. Crescer com o Patrão.
Seja lá qual deles estiver de Plantão...