A Luta Contra o Pecado

A Luta Contra o Pecado

Narrando um pouco sobre o pecado, que é uma ação presente em na história da humanidade tendo em vista que todos têm uma inclinação natural para essa prática.

Mas, irei mostrar que a mortificação dos nossos membros carnais, pode promover a libertação de todo os que entrarem por esse caminho.

Colossenses 3:5

Mortificais, pois, os vossos membros que estão sobre a terra. A fornicação, a impureza, afeição desordenada, a vil concupiscência, e avareza, que é a idolatria.

Mortificar quer dizer:

• Refrear;

• Dominar;

• Controlar os instintos humanos para não pecar.

Um exemplo –

Fornicar – é o ato de está com uma prostituta; ter um caso amoroso fora do casamento e etc.

Outra citação:

Afeição desordenada – é desejar algo desordenadamente.

E pode se manifestar de três formar:

01 – Buscar prestigio social, sem regras, sem se preocupar com o valor humano do semelhante;

02 – Preocupação exagerada com as coisas terrenas; esquecendo-se de Deus e que existe uma vida eterna além do mundo presente;

03 – Querer aquilo que não nos pertence – Ou ter aquilo que não é seu;

São três agravantes que leva a desordem na vida de um ser humano; tudo tem que ter ordem e decência, para que Deus possa operar. Nada pode acontecer sem compromisso.

No versículo lida na Epistola de Paulo aos Colossenses encontramos a citação da “Vil concupiscência”:

• Vil significa – Miserável, infame, torpe e insignificante;

• Concupiscência – O desejo demasiado da carne, cobiça, prazer sensual sem limites e regras.

Por essa razão, o apostolo João escreveu:

I João 2:15-16

15 – Não ameis o mundo nem o que no mundo existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 – Pois tudo o que há no mundo; a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

O homem sem Deus anda errante em direção a condenação eterna; mas, essa jornada de engano pode ser evitada, quando o pecador reconhece a sua situação deplorável e se arrependendo aceita a Jesus como o único salvador.

Temos nas epistolas do apostolo Pedro, uma referencia de direciona o homem de volta para as coisas de Deus.

I Pedro 2:11

Amados, exorto-vos como peregrinos e estrangeiros, a vos absterdes das paixões da carne, que batalham contra a vossa alma.

Perceba que o homem é inclinado a buscar incansavelmente o pecado; e esse comportamento deveria ser ao contrario; onde a prioridade deveria ser a busca pelas coisas de Deus.

Por fim, irei abordar a última frase do versículo que fala sobre a avareza que é uma forma da idolatria. Por sua vez, quando citamos a idolatria, vem logo a nossa mente a imagem de escultura e até mesmo os rituais pagãos de algumas religiões profanas. Mas, vamos relembrar o versículo.

Colossenses 3:5b

E a avareza, que é a idolatria.

A idolatria despreza o Senhor, do mesmo modo não confia nas coisas espirituais; tem um comportamento que só pensa em si, e tudo o que faz é com segundas intenções buscando tirar lucro ou vantagem.

Lembrando que a “avareza” é o apego demasiado e sórdido ao dinheiro; também o ardente desejo de acumular riquezas materiais; sovines e miserabilidade.

E muitas vezes a comunidade evangélica está sujeita a cometer esse pecado. Perceba que nos deparamos com alguns pregadores que só pensam em dinheiro, fazendo tudo para tirar proveito na fé das pessoas. Posso afirmo que os tais são os piores idolatras.

Paulo escrevendo aos Romanos de uma grande advertência para imunizar aos que desejam andar na presença do Senhor em Espírito e Verdade.

Romanos 13:14

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne com suas concupiscências.

Revestir que dizer está duplamente vestido da unção do Espírito Santo para poder resistir aos desejos infames da carne, tendo uma vida de negação ao pecado e aceitação ao amor eternal de Deus.

Então, temos que crucificar e matar a natureza pecaminosa, para que possamos está na eternidade desfrutando de todas as primícias que o Senhor preparou desde o principio da criação.

Gálatas 5:24

Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas concupiscências.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Robson Colaço de Lucena

OTPB

Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 595