VOLTAMOS A DÉCADA DE VINTE?

É incrível como país como o Brasil com um potencial econômico inquestionável , com pessoas com grandes qualidades para desenvolver em qualquer área, esteja refém de um mosquito.

Reporto-me agora aos anos vinte do século passado, lá está o grande Osvaldo Cruz, o magnânimo sanitarista e sua equipe tentando debelar essa praga de mosquito causador da febre amarela.

Países subdesenvolvidos , países de quarto mundo, (ainda existe essa classificação?) Nosso país se nivelando nesse baixo voo , voo rasteiro.

O Rio de Janeiro estava se urbanizando, tentando sair do atraso secular. Estamos na República Velha, política coronelista, política do café com leite, o voto de cabresto, o predomínio ainda da monocultura cafeeira, , se bem que já se estabelecia algumas industrias nas principais praças no Brasil , no entanto, o centro era mesmo Rio de Janeiro e São Paulo.

Mesmo com as adversidades não só estruturais , mas política também. O grande sanitarista enfrentou resistência da população que insuflada por interesses políticos enfrentou o governo tentando sabotar o trabalho do excelente sanitarista.Não devemos esquecer que o saneamento da cidade maravilhosa deveu-se a necessidade que a mesma precisava diante da demanda dos turistas que ali chegavam de outros países, foi uma investida econômica.

Cortando para os dias atuais, o que mudou de lá pra cá? Tudo ou quase tudo. Temos os mesmos coronéis com outras vestimentas mandando no país.Mesmo com A estrutura política permanecendo ,porém, o país deslanchou, se renovou, se modernizou. Em muitos setores com tecnologia de ponta, com grandes redes de comunicação, com linha de pesquisa em várias áreas que nos torna orgulhosos.

Mas a pergunta é por que esse país tão engrandecedor, promissor, e muitas vezes motivo de inveja de alguns países passa se identifica como se fosse um mero país africano?

Com epidemias de dengue, zika,chikungunya e agora a febre amarela.A resposta é óbvia, e já foi dada em uma das linhas deste escrito, a estrutura de poder que estamos vivenciando herdada no inicio do século passado. Um país tão cheio de contraste avançou em tantas coisas, contudo, permanece atolado na lama do atraso dos interesses políticos mesquinhos.

Por mais que as elites tentem renovar, empolgar com seus discursos "renovadores" , no entanto, suas práticas são seculares.

O que vemos hoje em nosso país é uma tentativa de desmantelamento das quadrilhas da corrupção, mostrando com isso a podridão sabidamente existente, mas não comprovada na história brasileira.

O ressurgimento do mosquito causador da febre amarela expõe apenas todo o descaso que essas pessoas que se apossaram do poder, com algumas tentativas frustradas por não poder fazer nada, pois foi impedido, mas na maioria das vezes o abandono da saúde e a educação pública no país.

inclemente
Enviado por inclemente em 06/04/2017
Código do texto: T5963643
Classificação de conteúdo: seguro