RECIFE DO BEM OFERECE BANHO A MORADORES DE RUA
Notícia
SOLIDARIEDADE
Por TV Jornal
Um resgate da dignidade. É este o principal objetivo das cerca de 30 pessoas que integram o projeto Recife do Bem. Há pouco mais de dois meses, o grupo de voluntários criou um banheiro móvel para possibilitar momentos de higiene pessoal a pessoas em situação de rua na cidade.
O Banho do Bem consegue atender 25 pessoas por noite. Além do banho, que ocorre toda segunda-feira, na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife, eles oferecem corte de cabelo e alimentação.
A ideia foi inspirada em uma iniciativa já existente em Salvador, na Bahia. Depois de pesquisar referências, a equipe recifense conseguiu arrecadar R$ 20 mil e montar a estrutura do banheiro. Em cima de uma caminhonete, foi colocada uma caixa D'água com capacidade de 1000 litros, que chega morna aos chuveiros depois de passar por um aquecedor.
De acordo com um levantamento do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, 774 vivem em situação de vulnerabilidade na capital pernambucana.
Reprodução/TV Jornal
Doações
O Recife do Bem tem três pontos de arrecadação de produtos de higiene pessoal, como desodorante, pente, shampoo e condicionador. Na Zona Norte da cidade, as doações podem ser entregues nas lojas Vitalina, na Rua Olímpio Tavares, número 57, em Casa Amarela, e na Petit, na Rua da Hora, número 534, Espinheiro. Já na Zona Sul, os donativos são recebidos na RecBox CrossFit, que fica na Rua José da Silva Lucena, número 457, Boa Viagem.
O projeto também pede doações em dinheiro. A cada R$ 4.500 doados, os moradores de rua recebem um mês de tratamento para dependentes químicos na Terra Terapêutica, da Fundação Terra. Para doar, clique aqui.
Depois da conclusão do tratamento, a equipe do Recife do Bem se compromete a acompanhar essas pessoas e tentar inseri-las no mercado de trabalho.