A SOBERBA

A SOBERBA

Antônio Mesquita Galvão

O “pecado capital” da soberba sintomaticamente é relacionado em primeiro lugar, talvez por estar associado ao pecado de Adão, que se achou muito importante, talvez igual (ou melhor) a Deus; está ligado às falsas posturas e à empáfia de quem se julga o tal. É sabido que Deus detesta os soberbos, justamente porque este pecado o faz lembrar o diabo. Por que capital? Porque ele é cabeça de todos os males, abrindo uma lista de males. Após eles vêm todos os outros erros, desajustes e ilícitos. O termo provém do latim superbia. Trata-se de uma manifestação negativa que denota pretensão de superioridade, podendo se revelar individualmente ou em grupo, externada em manifestações ostensivas para menosprezar e massacrar os indivíduos considerados, por eles, como seres inferiores. O racismo, a xenofobia, o elitismo, o corporativismo, são comportamentos que se caracterizam pela soberba. Assim, soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo, etc. Para o cristianismo, soberba é um dos sete pecados mortais, e contra ela se prega a virtude da humildade, da modéstia e da sobriedade. Abaixo alguns textos sobre a soberba:

A ingratidão é filha da soberba e a adulação alimenta-a (Miguel de Cervantes); aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador (William Shakespeare); a soberba precede a ruína, e a desmedida altivez do espírito, a queda. (Provérbios 16,18); quem vive em Cristo deixa a hipocrisia para os religiosos, a soberba para os poderosos, e busca, apenas, viver a simplicidade do Evangelho (Davi Marcelo Galdino); modéstia demais e falsa humildade não deixam de ser soberba (Provérbio hebraico). A soberba é uma atitude que entristece o coração Deus. Se há um traço de personalidade que Deus reprova veementemente, esse defeito se chama soberba, que nada mais é do que o egoísmo na sua mais alta potência. Uma pessoa soberba é capaz de menosprezar até o poder de Deus, achando que não precisa dos favores do supremo ser. A soberba apodrece a alma, portanto um soberbo já está recebendo o juízo antecipado, a menos que ele reconheça sua enfermidade.

A Bíblia esta repleta de versículos em que Deus reprova essa conduta, e o que é pior, não há a mínima chance de obter misericórdia, tendo em vista Deus vislumbrar o próprio satanás personificado. Todos nós sabemos que o pecado de Lúcifer no céu foi a soberba, pois ele quis ser maior que o Criador. Quando nos referimos à soberba e ao egoísmo via-de-regra colocamos nos outros os defeitos que nós temos...

O autor é Escritor, Filósofo e Moralista.