INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Prólogo
INFORMAÇÃO – É a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (humano, animal ou máquina) que a recebe. Enfim, informação é a qualidade da mensagem que um emissor envia para um ou mais receptores. Informação é sempre sobre alguma coisa (tamanho de um parâmetro, ocorrência de um evento etc.).
COMUNICAÇÃO – A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face ou por meio de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a internet, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA SOBRE UM ÁUDIO DO PADRE FÁBIO DE MELO
Sabemos que muitos bons padres são também poetas, cantores, filósofos, palestrantes, conselheiros, comunicadores. Um desses religiosos é o padre Fábio de Melo. Esse excelente ser humano nos ensina verdades que nem sempre as enxergamos. Vou transcrever e comentar apenas quatro conselhos do padre Fábio de Melo:
1. “Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...”; – Meu comentário: Ora, como esquecer quem alimentou uma expectativa sublime e nos frustrou com falsas promessas?
2. “Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...”; – Meu comentário: Eu entendo que isso ocorre quando não reforçamos nossa autoestima!
3. “Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...”; – Meu comentário: Grande verdade!
4. “Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...”; – Meu comentário: Isso mesmo! Alguém diz que um amigo (a) ou mesmo seu tio ou padrasto é um “lobo mau” e você, acreditando nessa ardilosa mentira, perde a melhor oportunidade para saber a verdade sobre o caráter de quem poderia lhe dar a esperança de um esplendoroso alvorecer.
EM BUSCA DE UM REFERENCIAL POSITIVO
Ao ler estes e outros ensinamentos do padre filósofo e teólogo pensei, de imediato, nas centenas de milhares de jovens adolescentes e adultos de nosso imenso Brasil. Valorizando a informação pela comunicação essas pessoas precisam ouvir um trecho do áudio do padre Fábio de Melo que fala sobre o valor das boas e sinceras amizades, do amor próprio (autoestima).
Sobre o amor o comunicador Fábio de Melo diz: “Amar é a gente viver nas veias um do outro”. Sobre amizade ele fala: “O amigo é uma preciosidade que você não pode comprar”. Diz, ainda: “Você que tem cinco mil amigos no “Facebook” que não lhe faltem quando você necessitar”.
A MOTIVAÇÃO QUE EU BUSCAVA
Pois bem. Depois de garimpar esses ensinamentos do padre Fábio de Melo, na internet, resolvi reforçar o conteúdo da informação escrevendo algo substancialmente positivo para meus milhares de leitores. Entendi que algumas verdades precisam ser ditas a quem não quer ou não criou uma oportunidade para lê-las e/ou ouvi-las.
Escrevo porque entendo que Deus sempre proverá, aliá, as expressões “Deus proverá” e “Amém” sempre são verbalizadas por religiosos, com fervor, ao ouvirem quaisquer heresias sem levarem em consideração o verdadeiro conteúdo do que ouvem.
Eu afirmo sem receio de errar: Para sermos abençoados pela misericórdia divina, antes, precisamos valorizar e/ou conquistar dois excelentes tesouros: amor próprio e a família! Não se poderá negligenciar o amor à família e ao próximo priorizando quaisquer religiões.
Ora, seja qual for a religião existe o ensinamento básico, isto é, toda a Lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Gálatas 5:14). Isso é sublime! Também é excelente valorizar e honrar a família sobre todas as coisas! Não sei se meus leitores compreenderão o conteúdo de minha mensagem, mas eu valorizo a família, as informações verdadeiras e as auspiciosas comunicações.
CONCLUSÃO
Você não precisa concordar com as palavras deste texto, mas saiba que informação e comunicação são armas poderosas para o desenvolvimento socioeconômico. Se você não se comunica com seus familiares, amigos e afins eu até compreendo suas razões. Para essa necessária compreensão combinarei sua informação silenciosa e os gritos retidos na garganta pelo cérebro abstido e obliterado pelo desengano e descrença. Todavia, saiba de uma verdade que teimo em lhe transmitir:
Sem comunicação não há progresso! Sem informação não existe desenvolvimento. Sem estudo e perseverança não há como progredir no mundo competitivo em que vivemos. Sem amor próprio o desrespeito tende a assumir o controle até dos nossos pensamentos. No mundo massificado de hoje não há lugar para os bons, mas sim para os melhores qualificados que se informam e se comunicam.
Portanto... Não saia por aí dizendo ou gritando “Amém”, “Deus é fiel", "Deus proverá”. Informe-se e comunique-se sem esquecer que o Deus fiel realmente proverá, mas para isso é necessário encontrar uma mente aberta ao progresso e valorização da família, dos bons usos e costumes, do estudo, da melhor qualificação, do respeito a si mesmo (a).
Uma mente obtusa é como uma barragem forte, desnecessariamente erigida, que impede a comunicação e a informação de fluírem por entre os neurônios sadios que elevam a autoestima e conduzem ao progresso socioeconômico.