ARROGÂNCIA e MORTE NA ARTE - A ARTE ESCAPA? Introdução em sua parte I.
Onde nascem as palavras? estes termos tão sincrônicos e ao mesmo tempo anacrônicos ?
Onde se iniciou o sonho e a realidade para o ser humano?
Tais indagações primam pela lógica; pela fé; pela efemeridade; pelo amor: talvez sejam questionamentos aparentemente simples, e paradoxalmente complexos.
Os silogismos são filosóficos, e o amor à sabedoria (filosofia) que encanta a alguns Homens ao longo da história buscam desvendá-la e traz em sua essência a paz e a convicção da existência da alma e do corpo.
E durante o desenrolar desta síntese e análise que se fará mister no desenvolvimento dessa produção textual, o tema abordado duelará denotando antagonismos que em alguns momentos raros de parceria historicista darão à luz a uma nova perspectiva histórica.
O Cinquecento, último período Renascentista trouxe em seu bojo cultural nomes como o de Leonardo da Vinci Rafael e Michelangelo, artistas que tiveram suas obras como base para a identificação de um estilo que ficou conhecido como "Renascentista".
O "Chiaroscuro" de Leonardo da Vinci transformou-se em método de composição do claro e escuro em suas pinturas e se alia ao "sfumato" (Esfumaçamento) com seu toque de nitidez; esse preciosismo virtuoso na pintura deste artista é notório no quadro Monalisa e a Virgem dos Rochedos.
E ao contrário de Da Vinci que despreza a escultura como meio de expressão Michelangelo seria o poeta do corpo através da plasticidade tridimensional. Inspirado em Platão e na dualidade de sua filosofia Michelangelo ressalta a tensão entre corpo e espírito: A carne e alma.
E toda arrogância renascentista da arte ficou reservada a arte flamenga e povos nórdicos: que ao contrário da arte italiana, não se sentiam atraídos pelas filosofias de estilo de arte - A arte flamenga se encontrava ligada oa gótico tardio e ligava-se à Corte de Paris.
Felipe III, o Bom, Duque de Borgonha, mudou sua corte de Paris para Bruges (em Flandres) por conta da evolução da Renascença que crescera nesta área geográfica do mundo.
Parte I - da Introdução por Valeria Guerra Reiter