A BELA VISTA
A BELA VISTA
Este é o bairro onde eu nasci. Circunscrito entre a Avenida Paulista, Rua Frei Caneca, Avenida Nove de Julho e Avenida Vinte e Três de Maio. Nos idos tempos das casas residenciais com seus condomínios horizontais, do planalto da Avenida Paulista se avistava o Centro da Cidade e muito, além disso, entre chaminés das fábricas do Braz e da Mooca.
Havia uma clara divisão entre o bairro residencial e o fabril. Serpenteado pela estrada de ferro da Central do Brasil, Sorocabana e a Santos Jundiaí, um povoado de operários por ali residiam a mercê dos industriais que construíram a Vila Operária.
Quando menino, muitas vezes fui ao Morro dos Ingleses apreciar a bela vista do sopé do planalto aqueles bairros coloniais de italianos desde o Bixiga até a Mooca.
Graças a Família Matarazzo, com suas indústrias e sua obra social, erguendo um complexo hospitalar Humberto I, no quadrilátero das Ruas Rio Claro, Pamplona, Itapeva e São Carlos do Pinhal, lá se encontrava a Maternidade Matarazzo onde eu, meus irmãos e minha esposa nasceram.
Sobressai neste bairro a Rua Treze de Maio, com suas casas de famílias italianas, as atuais Cantinas e a Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Esta data histórica por diversos motivos, entre elas a do nascimento do Rei D. João VI de Portugal, pai de D. Pedro I, e da Sanção da Lei Áurea pela abolição da escravidão no Brasil, pela bisneta do aniversariante, a Princesa Regente Dona Izabel.
É um bairro típico turístico, quer seja pela sua culinária gastronômica, ou pela devoção a Madona Achiropita pela colônia Italiana. Também é no bairro que se encontram vários teatros. Nos fins de semana surge a feira do escambo, do artesanato e do antiquário.
Na bela Vista estão diversas paróquias, tais como a São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora do Paraíso, Santa Generosa, Imaculada Conceição e Do Carmo. E para ser ecumênico devo citar a Sinagoga da Congregação Israelita Paulista CIP e Beit Yaacov Consolação.
É um bairro privilegiado de Colégios, Parques, Museus, Hotéis, Cinemas, Faculdades, Transporte em geral inclusive o metroviário.
É neste bairro que se encontra o centro financeiro e bancário, da cidade, do estado e nacional que acolhe todo o PIB do País. É referencia internacional no mundo das finanças.
Portanto, ele não pode se restringir apenas a um sentido, o da visão, mas o do paladar, do olfato, da audição e do tato. Sem fala o sexto sentido a critério de cada um.
São Paulo, 11 de Agosto de 2016.
José Francisco Ferraz Luz.