O que significa "curtir"?

João publicou mensagem informando falecimento da avó. Centenas curtiram. Joaquim disse a Pedro "preciso falar com você". Pedro curtiu. Mariazinha desabafou dizendo "esse governo tá uma porcaria". Curtiram. Daniel postou foto de uma taça suada de chopp, sem qualquer legenda. Curtiram, curtiram. Curtiram. Cecília escreveu um pensamento de Voltaire. Três curtiram. E noutro dia publicou uma foto com outro visual, depois de ter mudado o corte de cabelo. Cento e oitenta curtiram.

Antes era no tweeter que se forçava internautas a economizar. 140 caracteres. Quem quisesse usar a ferramenta do momento, teria que se sujeitar a limar seus textos, comentários e argumentos e sufocar-se em um minúsculo amontoado de palavras.

Agora temos, no Facebook, algo que tenta se supor mensagem, como se fosse um "câmbio" ou um "entendido", "positivo", sem qualquer palavra. Nenhum caractere. Um clique apenas. A internet, que já tinha limitado o discurso e sugado milhões para o seu caldeirão de aperto, agora silencia estes milhões. Nem cem caracteres. Nem dez. Um clique, apenas. Curtiu. Mais misterioso que aquela opção "cutucar". E detalhe: para as publicações, além da opção com símbolo do polegar em riste, existe logo abaixo um espaço para comentários. Suponho que seja gigantesco o tamanho do espaço. Já escrevi extensas mensagens e meu texto jamais foi cortado. Espaço que, creio eu, devido ao "curtir", é, na maioria das vezes ignorado e permanece em branco. Vazio. O vazio do espaço de mensagem representando o vazio de ideia, opinião, argumento e inteligência dos milhões que curtem, e curtem apenas. Superficialidade escancarada. E sem vergonha alguma. Recanto das Letras não tem o recurso de "curtir". E oferece também espaço para comentário. Então, se você for fazer um manifesto, comentário, sugestão, elogio, reclamação a esta mensagem, por favor, não economize quando não for necessário. A inteligência minha e a sua agradecem.

José Antônio Dias
Enviado por José Antônio Dias em 27/07/2016
Código do texto: T5711204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.